22/02/2019 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Poder Público efetua demolição de ponte sobre o Arroio Barracão

Com risco de uma tragédia, a ponte sobre a rua Carlo Termignoni, bairro Nossa Senhora da Saúde – proximidades do Acesso Sul -, está sendo demolida pelo Poder Público Municipal. Em pleno sábado de sol, dia 5 de janeiro de 2019, parte da estrutura, bem como um muro de contenção do Arroio Barracão, cedeu e rapidamente o trecho foi isolado pelas secretarias de Segurança Pública e Trãnsito - Departamento de Trânsito, e Obras. A partir da data, foram diversas reuniões em busca de uma solução definitiva. Num primeiro momento, a intenção era reforçar a base e as cabeceiras, mantendo a atual estrutura.
\r\nPorém, laudos técnicos de engenharia mostraram que toda a ponte sobre o Arroio Barracão está comprometida em função do tempo e por uma edificação sem projeto estrutural adequado para suportar o trânsito da via urbana. Além destes, a base de sustentação foi danificada pela ação da água, principalmente pelas enxurradas.
\r\n“Houve a necessidade da demolição de toda a estrutura da ponte. A empresa contratada efetuou o trabalho e a limpeza de todo o material que ficou sobre o leito do Arroio Barracão. Corríamos o risco, em caso de ‘novo remendo’, de termos o registro de uma tragédia no local”, disse o secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Vilson Biessek.
\r\nConforme Biessek, estão sendo efetuados estudos de análises do solo e o projeto de engenharia de uma nova estrutura está em execução. Posteriormente, o Poder Público vai lançar o edital de licitação. A expectativa é que nos próximos meses, depois de cumpridas todas as exigências legais, a obra seja realizada e ocorra a normalização da trafegabilidade de veículos e a passagem de pedestres pela rua Carlo Termignoni.
\r\n