14/05/2021 Gabinete do Prefeito

Poder Público Municipal participa de inauguração administrativa da agroindústria Don Cutello

Prefeito Valdir Fabris parabenizou o casal Ezequiel Cavasin e Patrícia Teochi Brezolin Cavasin pelo empreendimento que começa a produção de produtos derivados de carne suína

Investir em programas que estimulem as ações dos agricultores, em especial dos jovens empreendedores rurais, para o desenvolvimento do setor primário. É com projetos de incentivos financeiros e com parcerias com entidades ligadas ao homem do campo que a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, tem comemorado bons resultados ao longo dos anos. São tão satisfatórios que os investimentos nas lavouras, em novas agroindústrias, na compra de maquinários e nas estruturas das propriedades rurais não param.

Para avalizar mais um empreendimento rural, o prefeito Valdir Carlos Fabris, a primeira dama Jane Fabris, o secretário de Agricultura Edelvan Balbinotti e demais autoridades municipais estiveram no ato de inauguração administrativa da agroindústria Don Cutello – Charcutaria. A solenidade, respeitando todas as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), aconteceu na tarde quinta-feira, dia 13 de maio, na Linha Sétima Brasil/Distrito de Santo Antônio.

A agroindústria, de propriedade dos empreendedores rurais Ezequiel Cavasin e Patrícia Teochi Brezolin, tem o foco na produção de produtos derivados de carnes suína: embutidos, frescais, torresmo, defumados, entre outros. Os produtos manterão as características artesanais contrapondo-se aos processos alimentares tradicionais. Conforme Ezequiel e Patrícia, o foco será sempre na qualidade.

“Nosso objetivo é colocar para a comercialização somente produtos diferenciados. É a proposta que mentalizamos há três anos quando demos início à construção da agroindústria aqui na Linha Sétima. Resgatamos a história da propriedade e ofereceremos produtos artesanais de alta qualidade”, disseram.

Guaporé está com o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) organizado, colocando-o em um seleto grupo de municípios no Estado. A Don Cutello – Charcutaria será inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Governo Estadual (PEAF). Com a adesão do Município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) todos os produtos poderão ser comercializados no território gaúcho.

“A agroindústria Don Cutello é modelo de organização e respeito às normativas sanitárias. Os proprietários tiveram paciência e seguiram todos os procedimentos necessários para oferecer, a partir de agora, produtos de alta qualidade para os consumidores”, disseram os médicos veterinários Mateus e Eduardo.

Balbinotti salientou a importância do setor primário para a economia guaporense e parabenizou o casal.

“Parabéns por apostarem no setor primário. Abre-se, a partir de agora, um leque de oportunidades para o casal, dois jovens empreendedores rurais”, disse.

A Emater/RS-Ascar – Escritório de Guaporé, tem nesse trabalho uma das suas prioridades.

“A agroindustrialização é incentivada pela extensão rural e social. Entendemos como uma oportunidade para pequenas propriedades agregarem valor à sua produção e ao seu trabalho. Além de fomentar o turismo”, disse Antônio César Perin, engenheiro agrônomo.

O prefeito Fabris, emocionado por estar presente no ato, afirmou que a agroindústria Don Cutello, assim como as já instaladas e muitas outras que estão sendo projetadas, valorizam o trabalho de incentivo da Administração Municipal e entidades parceiras.

“É com orgulho que, aqui na terra onde me criei (Linha Sétima Brasil) e ao lado dos meus familiares, tenho a honra de poder dar o aval para o início da operação da agroindústria Don Cutello. Investimento, seja ele na agroindustrialização, nas mais diversas culturas ou nas propriedades, só nos faz acreditar que o trabalho do Poder Público de incentivo ao desenvolvimento do setor primário está no caminho certo. Parabéns Ezequiel e Patrícia pela agroindústria e pela qualidade dos produtos”.

Também fizeram uso da palavra o coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, representando no ato a secretária Estadual Silvana Covatti, Adílio Pasini, e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Romeu Breda.