Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
30/05/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Poder Público presente no lançamento oficial do Trem dos Vales

O projeto idealizado há 20 anos sairá do papel em agosto, quando inicia sua operação com viagens pela Ferrovia do Trigo, entre os municípios de Guaporé e Muçum, passando Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.

O Poder Público Municipal, através de uma comitiva liderada pelo prefeito Valdir Fabris e vice-prefeito Adalberto Bastian, participou na tarde da quarta-feira, dia 29 de maio, no Clube Comercial, em Muçum, do lançamento oficial do projeto "Trem dos Vales". O evento, realizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), contou com a presença de prefeitos da região, com representantes das parceiras do projeto (Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales, Estrela e Colinas), diretores da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo, que ressaltaram o potencial turístico da região e também parabenizaram a união em prol do projeto. 

O projeto idealizado há 20 anos sairá do papel em agosto, quando inicia sua operação com viagens pela Ferrovia do Trigo, entre os municípios de Guaporé e Muçum, passando Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. O primeiro passeio está marcado para 31 de agosto, quando serão realizadas duas viagens de cerca de 46 quilômetros cada. Neste ano, serão oito passeios (leia abaixo). A duração do percurso é de 2h30min. As saídas de Guaporé estão previstas para às 9h. Em Muçum, será às 14h. Em cada viagem tem capacidade para 457 passageiros.

O custo das passagens será de R$ 95 e haverá venda on-line pelo site da Amturvales (www.amturvales.com.br) e da Ihtur Operadora (ihtur.com.br) . Os pontos de venda físicos serão divulgados em breve. A compra poderá ser efetuada em dinheiro e no cartão de crédito ou débito.

O Trem dos Vales abre espaço para novas atividades comerciais, como artesanato, produtos hortifrutigranjeiros, de agroindústrias e de prestação de serviços, além de oportunizar a divulgação da cultura das comunidades envolvidas e a preservação da história da nossa gente, bem como potencializar o mercado do turismo na região.

O coordenador do projeto “Trem dos Vales”, Rafael Fontana, disse que o momento era ímpar e que a iniciativa mudará a realidade do turismo na região.

“É um momento histórico para a região. É o primeiro passeio de trem aberto ao público na Ferrovia do Trigo. É importante a união de todos, não só da Amturvales, Rumo Logística, ABPF e dos Poderes Públicos, mas também dos empreendedores e aqueles que fomentam o turismo. Precisamos transformar e fortalecer o turismo e o trem de passageiros, o qual estamos batalhando há anos, é um dos maiores motivos”, disse.

O prefeito Valdir Fabris comemorou e afirmou que os passeios de trem de passageiros serão um divisor de águas.

“É um novo momento para Guaporé e os municípios do Vale do Taquari. Tenho certeza, desde que começamos a sonhar com o trem de passageiros, de que será o ‘antes e o depois’ para o turismo. Todos estão unidos num só objetivo e isso nos levará ao crescimento”, afirmou Fabris.

Um dos objetivos é também captar investidores externos atraídos pela estrutura organizacional formada, mostrar para todos o senso de coletividade e associativismo em torno de projetos de desenvolvimento na região e fortalecer a economia regional, estimulando o empreendedor local a novos investimentos, realimentando o ciclo produtivo.

Além das autoridades guaporenses, incluindo os secretários da municipalidade, empresários, fomentadores do turismo e imprensa, bem como o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Márcio Garbin, estiveram prestigiando a solenidade de lançamento do Trem dos Vales.

Outras Notícias