07/08/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poder Público realiza restauração de prédio histórico

Tombado através de Decreto Municipal, imóvel abrigou o Banco Meridional, Biblioteca Pública e a Câmara de Vereadores em décadas passadas

O Poder Público, de Guaporé, através do empenho e dedicação dos secretários da Fazenda Celso Grando e do Turismo, Cultura e Esporte Cristiane Viel, está buscando dar “vida” aos prédios que fizeram e ainda fazem parte da rica história dos 115 anos do município. Com recursos financeiros obtidos através de outorgas onerosas – que Lei do Plano Diretor (Art. 164) só podem ser aplicados na proteção de áreas de interesse histórico, cultural ou paisagístico, os imóveis que abrigam a Prefeitura, Museu Municipal e a antiga Câmara de Vereadores, passaram e ainda passam por uma completa restauração em suas estruturas. As obras de manutenção do prédio da Prefeitura estão concluídas e as do Museu, a antiga residência da Família Maia, estão em andamento.

Agora, mais um passo está sendo dado dentro do processo para revitalização dos imóveis históricos de propriedade da comunidade guaporense. O prédio, que gerou muitas especulações ao longo da década – inclusive com a tentativa da venda através de leilão e posteriormente o tombamento da fachada como patrimônio histórico e cultural (decreto n.º 5.603/2016) – está sendo reformado. Melhorias em toda a estrutura do telhado, inclusive com a substituição das “tesouras” e telhas, foram executadas. As paredes internas e externas, muitas delas com problemas de infiltração que destruíram parte do reboco, sem contar na ação dos jovens nas madrugadas, passam por restauro. As partes elétrica e hidráulica também estão recebendo novos e mais modernos materiais.

“É mais um prédio que conta com carinho da população. Está na área central e sua fachada contem traços peculiares que nos remete ao passado. A obrigação do Poder Público é manter a história viva, e, diga-se de passagem, que belíssima história nossos antepassados deixaram”, disse Cristiane.

A secretária salienta que um projeto está sendo desenvolvido para que o prédio seja utilizado em sua totalidade após a conclusão da revitalização.

“Nos próximos dias deveremos anunciar. Há muitas ideias, mas nada ainda de concreto. Estamos formatando um projeto para que o local seja, além de um ponto turístico, algo que tenha funcionalidade ao Poder Público”.

A manutenção dos prédios públicos é uma das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Fabris e Bastian ao longo destes dois anos e meio de gestão. Investir na preservação gera economia aos cofres da Administração Municipal.

Preservar é defender, proteger, resguardar, conservar e economizar. É mais um investimento que estamos fazendo na revitalização dos prédios públicos. A estrutura havia sido abandonada e estava se deteriorando, assim como outros. Este, que tem traços arquitetônicos riquíssimos, estava servindo de depósito para a colocação dos enfeites de Natal, Páscoa e de outros materiais. Nosso objetivo é dar ‘vida’ ao espaço que está localizado em área nobre”, disse o secretário Grando.