24/07/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Poderes Públicos lançam “Rota Regional – Caminhos Integrados”

Objetivo é oferecer atrativos diversos que façam com que o turismo na região se fortaleça

Viajar está cada vez mais fácil e atrativo. Conhecer novos lugares, trocar experiências e vivenciar algo diferenciado dentro de uma cultura muitas vezes distante da rotina diária. É pensando em oferecer o que há de melhor no turismo, possibilitando a geração de riquezas e inclusão social, que os Poderes Públicos de Guaporé, Dois Lajeados, Vista Alegre do Prata, Serafina Corrêa e fomentadores da economia do Distrito de Evangelista (Casca) irão lançar a “Rota Regional – Caminhos Integrados”. O evento acontecerá no dia 10 de agosto, às 15h, no estande da Prefeitura, na 18ª edição da Mostra Guaporé – Expocultural e Feira da Agroindústria Familiar que acontece no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro.

Na oportunidade, secretários de turismo, empreendedores, entidades e pessoas que buscam o crescimento do setor estarão apresentando a nova rota que integra produtos turísticos de todos os municípios, incluindo o turismo rural, ecoturismo, enoturismo, aventura, compras, cultural e religioso. Conforme a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, de Guaporé, Cristine Viel, pacotes aos visitantes serão disponibilizados com a possibilidade da permanência deles um, dois ou três dias na região.

“O turismo está despontando há um bom tempo como uma atividade promotora de desenvolvimento que transcende o econômico. É sociocultural, ambiental e tem cada vez mais incorporado novas perspectivas de vida às pessoas, não só aquelas que procuram algo para descanso e diversão, mas também surge com alternativa para aqueles que irão ofertar atrativos aos visitantes. O turismo tem atuado como promotor do desenvolvimento de muitas comunidades e queremos que a região, com a união dos municípios, se fortaleça cada vez mais”, disse Cristiane.

O objetivo, segundo a secretária, é oferecer atrativos turísticos diversos que façam com que o turismo na região se fortaleça, até mesmo para que o projeto Trem dos Vales tenha maior visibilidade.

“É uma aposta que todos os municípios estão fazendo. O Trem dos Vales é algo que poderá mudar a realidade socioeconômica da região. Temos a oferecer, não só o passeio que por si só é um espetáculo com muitos túneis, viadutos e paisagens exuberantes, como também o turismo de compras, o rural, o religioso, entre outros. Há muito a oferecer, mas temos que estar em sintonia para o crescimento gradativo e uniforme”, afirmou a secretária.

O lançamento da “Rota Regional – Caminhos Integrados” é aberto a participação de todos e na oportunidade serão apresentados os roteiros e os atrativos turísticos que os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vista Alegre do Prata, Serafina Corrêa e o Distrito de Evangelista (Casca) têm a oferecer. A rota conta com apoio da Associação de Turismo da Serra (Atuaserra), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação de Jóias e Lingerie de Guaporé (Ajoli), Belas Guaporé, com a parceria de duas agências de turismo receptivas que são a Evolutur Travel e a Bike And Trekking.