08/04/2019 Sec. de Segurança Pública e Trânsito

Polícia Civil e Brigada Militar, de Guaporé, recebem viatura e coletes balísticos

Reaparelhamento das forças de segurança pública vem para colaborar no combate à criminalidade

O Poder Público Municipal, através do vice-prefeito Adalberto Bastian e do secretário de Segurança Pública e Trânsito Vilson Eduardo Sgorla, esteve presente na solenidade de entrega de 112 viaturas para a Polícia Civil (PC), 2.253 equipamentos de proteção individual (coletes balísticos) para a Brigada Militar (BM)e cinco ambulâncias para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) na manhã da segunda-feira, dia 8 de abril. A atividade, que reuniu autoridades civis e militares com destaque para o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, aconteceu em frente ao Palácio Piratini, sede do Governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os recursos para aquisição dos veículos e coletes a prova de balas ultrapassam os R$ 74 milhões e são provenientes de emendas parlamentares dos senadores e deputados federais da bancada gaúcha, em Brasília, e contrapartida do Governo Gaúcho.

Acompanhou a comitiva o delegado Tiago Lopes de Albuquerque. Ele retornará, para reforço da frota à disposição dos agentes da Delegacia de Polícia (DP), de Guaporé, com a viatura Fiat/Palio Adventure 0 Km. Albuquerque salientou que a viatura substitui o Volkswagen Gol que estava há anos a serviço da DP e vem em muito boa hora.
“A nova viatura será de extrema importância para qualificar o trabalho que os agentes realizam na Delegacia de Polícia, em Guaporé. É uma injeção de ânimo que ganhamos para continuarmos combatendo a criminalidade”, salientou.
O secretário Sgorla destacou que o reaparelhamento das forças da segurança pública, seja com novas viaturas, armamento de grosso calibre, coletes a prova de bala e sistemas de videomonitoramento, é de suma importância para o combate à criminalidade.
“A segurança pública de Guaporé estava necessitando destes equipamentos e acreditamos que vieram em boa hora. Sabemos das dificuldades que enfrentam, não só em viaturas, mas na parte de recursos humanos. É um alento e esperamos que o quadro de servidores possa ser reforçado nos próximos meses”, disse.
O vice-prefeito Bastian agradeceu o apoio da bancada do RGS, em Brasília, para a área da segurança pública nos municípios gaúchos. Ele ressaltou que a viatura e os coletes balísticos são importantes para que os policiais sintam-se mais motivados para o combate à marginalidade.
“Sabemos do trabalho que os policiais civis e militares, de Guaporé, desenvolvem e estão de parabéns pela redução nos índices de criminalidade. São verdadeiros heróis que arriscam suas vidas para salvar outras. Nós do Poder Público estamos juntos e somos parceiros das ações que visam dar melhores condições de trabalho para os policiais”, destacou.
Os órgãos de segurança pública de Guaporé, conforme o relatório da bancada gaúcha na Capital Federal, em Brasília, serão contemplados com duas viaturas (PC e BM), armas (duas carabinas e uma espingarda) e 22 coletes a prova de bala. A expectativa é que a viatura para o 4º Pelotão da BM e as armas sejam entregues no mês de maio, completando a remessa de equipamentos para colaborar no combate à criminalidade.

Mais equipamentos
O repasse garantido em 2017, prevê, ainda, a compra de 226 SUVs e de 46 picapes para a BM. Os veículos estão em processo de entrega pela montadora ao Estado e, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública, ainda não há data estabelecida para a entrega. A BM também receberá 556 carabinas fuzis 312 e 87 espingardas calibre 12. Já a Polícia Civil ainda deve receber 274 coletes balísticos e 89 fuzis carabinas. As armas estão em processo de entrega pela empresa vencedora da licitação. A emenda também determina o investimento de R$ 18 milhões em videomonitoramento e cercamento eletrônico, que serão disponibilizados a 36 municípios. Serão instalados 187 pontos e dez salas de cercamento eletrônicos, e 151 pontos e 20 salas de videomonitoramento.