11/04/2019 Sec. da Saúde

Posto Central divulga marcação de consultas e faltas de março

Secretaria da Saúde anuncia a contratação de quatro novos médicos para Guaporé

Desde janeiro a secretaria da Saúde tem enfrentado dificuldades em manter seu quadro de profissionais completo. Com a saída dos médicos cubanos do Brasil, o programa Mais Médicos foi reestruturado e muitos profissionais procuraram municípios mais próximos de sua cidade de origem. Foi o que aconteceu em Guaporé, com três profissionais deixando de atuar na Saúde Pública. Outro precisou servir ao Exército, conforme Lei, que determina que após a formatura, o profissional fique em dia com o Serviço Militar.

A rotatividade de profissionais se deu em todas as cidades brasileiras e a grande maioria dos municípios da região passou a abrir vagas. Houve mais oferta do que profissionais no mercado. Neste período uma verdadeira organização coletiva envolveu os ESFs, Posto Central e Hospital para que ninguém ficasse sem atendimento. “Temos que agradecer a parceria de toda a equipe e também a compreensão da comunidade. Passamos por essa fase de transição conseguindo atender a todos, às vezes com menos agilidade do que gostaríamos. Agora vamos normalizar todo o atendimento. A partir do dia 15 de abril uma nova profissional vai estar integrando a equipe do Centro Municipal de Saúde, e o posto central terá 100% de seus profissionais atuando. Contratamos mais três médicas que assim que obtiverem toda a documentação necessária, se mudam para Guaporé e estarão completando nosso quadro. Foram meses de muito trabalho, mas em pouco tempo tudo volta à normalidade”, diz o secretário Vanderlei Scalco.

Falta às consultas

Na contramão do empenho coletivo em otimizar o atendimento e a saúde pública, só o Centro Municipal da Saúde registrou 93 faltas somente no mês de março. Foram agendadas 1254 consultas. “Realmente nos entristece, pois essas 93 pessoas tiraram a oportunidade de consulta de outras 93. Talvez tenham marcado no posto e ido ao hospital, e dessa forma acabam sobrecarregando o serviço de urgência e emergência. Queremos lembrar que o que não for urgência precisa passar pelo Posto de Saúde. Se necessário o próprio posto encaminha para o hospital. E todos que tiverem consulta marcada devem comparecer ou entrar em contato desmarcando, abrindo a vaga para o próximo paciente”, explica o secretário.

Procure o Plantão somente em caso de urgência e emergência. Para todos os outros atendimentos procure o ESF mais próximo.