25/09/2019 Gabinete do Prefeito

Prefeito Fabris apresenta projeto da ponte sobre o Rio Guaporé em Brasília

Pleito, reivindicado há mais de 30 anos, está entre os 42 que serão analisados pela bancada gaúcha

O Poder Público de Guaporé, através do prefeito Valdir Carlos Fabris, participou de um momento histórico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul na Capital Federal. O chefe do Poder Executivo esteve presente, com direito a explanação de um projeto de interesse da cidade e região, na maior reunião da bancada gaúcha (deputados federais e senadores) já realizada em Brasília. A atividade, coordenada pelo deputado federal Giovani Cherini, aconteceu na terça-feira, dia 24 de setembro, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, lideranças municipais, representantes de instituições hospitalares públicas e privadas, de educação, da segurança pública, dos municípios sem asfalto (são 57 no RS ainda sem pavimentação), entre outras entidades, estiveram apresentando 42 projetos que necessitam de recursos da União, sejam eles de emendas das bancadas ou do orçamento geral, para que possam sair do papel e tornarem-se realidade. Entre as propostas, o prefeito Fabris apresentou a da construção da nova ponte (pré-projeto) sobre o rio Guaporé, trecho que liga os municípios de Guaporé e Anta Gorda. A obra, com custo estimado em R$ 3 milhões, é reivindicada há três décadas.

“Apresentamos, ao longo de três minutos (tempo máximo para cada proposta), o pré-projeto da nova ponte e ressaltamos importância que a mesma terá para o desenvolvimento da região. O escoamento da produção primária e a interligação entre as regiões são os principais fatores. Destaquei aos parlamentares que a atual estrutura, muito baixa e que apresenta riscos para os condutores, é tomada pela água do rio nos dias de chuva, o que impossibilita a passagem. Buscamos evitar que haja esse transtorno dos motoristas se depararem com a ponte submersa. Acreditamos ter sensibilizado os deputados e senadores”, destacou.

Conforme o prefeito Fabris, os parlamentares reconheceram a importância da construção de uma nova ponte no rio Guaporé, porém, não garantiram a liberação dos recursos.

“São muitos os pedidos, das mais diversas áreas, que vão ser analisados pelos deputados e senadores. Estamos confiantes. Porém, são eles que irão decidir quais os prioritários e que irão receber os recursos”, disse Fabris.

Os deputados federais e senadores gaúchos voltam a se reunir, provavelmente no dia 10 de outubro, para a análise e uma triagem dos projetos destaques e prioritários que vão ser atendidos a partir dos recursos conjuntos e individuais. Serão selecionadas 17 emendas impositivas no valor de R$ 249 milhões para suprir parte dos pleitos apresentados no encontro.