18/11/2015 Sec. Geral de Governo

Prefeito Mazutti participa de missão técnica em Israel

Com o objetivo de observar modelos inovadores de empresas ligadas à agropecuária, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) promoveu uma missão técnica a seus associados em Israel. O prefeito Paulo Mazutti representou a Administração de Guaporé na viagem.
\r\n
\r\nForam quatro dias de programação intensa. No domingo, dia 8 de novembro, a comitiva de prefeitos e secretários visitou três empresas: uma de soluções para o manuseio e embalagem de frutas e legumes e outras duas de tecnologia para o tratamento de água.
\r\n
\r\nMazutti elogiou a iniciativa da associação e as possibilidades decorrentes desse intercâmbio.
\r\n“Como gestores, devemos estar atentos às novidades de todos os segmentos da economia. Guaporé tem um potencial de expansão muito grande no setor agrícola. Conhecemos novas tecnologias, equipamentos e processos que podem levar melhor desempenho aos nossos serviços de abastecimento e às políticas públicas em favor dos produtores rurais”, destacou.
\r\n
\r\nNa manhã de segunda-feira, dia 9, o grupo esteve na Companhia Israelense de Água (Mekarot), a maior do mundo no tratamento de água sanitária. Cerca de sete milhões de pessoas são atendidas pela empresa em água para consumo (proveniente do Mar da Galileia e aquíferos) e para irrigação (tratamento de esgoto e dessalinização da água do Mar Mediterrâneo).
\r\n
\r\nIsrael é o maior produtor de leite per capita no mundo, por isso os representantes da Amesne visitaram uma das unidades da Afimilk, a líder global no desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas informatizados para a criação com gado leiteiro.
\r\n
\r\nNa terça-feira, dia 10, a comitiva foi à maior vinícola do Oriente Médio, na cidade de Kubutz Hulda; passou por uma empresa de implantação de sistemas de gotejamento e encerrou o dia com palestras no Volcanio Center, o equivalente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no país. Temas como ciência animal, proteção vegetal, solo, água, ciências ambientais, engenharia agrícola, pós-colheita e ciências alimentares foram discutidos.
\r\n
\r\nO último dia da missão técnica foi dedicado à negociação e a atividades diplomáticas. Pela manhã, o grupo foi ao Instituto de Cooperação Internacional, onde assistiu a apresentações de representantes de entidades e empresas interessadas em realizar negócios ou que já têm parcerias com o Brasil. Participaram das exposições coordenadores de empresas públicas e privadas dos setores de água, laticínios, defensivos agrícolas, fertilizantes, gado de corte, entre outros.
\r\n
\r\nPara finalizar, os representantes da Amesne visitaram a comunidade agrícola Moshav Talmey Yosef, uma “fazenda modelo” que fica a 5km da Faixa de Gaza. Logo depois, partiram para a capital Tel Aviv, onde foram recepcionados pelo embaixador brasileiro na Palestina, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França.