Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
29/12/2015 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Projeto da Secretaria da Saúde de Guaporé traz qualidade de vida

Todos gostariam de ter a receita de uma vida longa e saudável. Se não há uma pílula milagrosa para isso, há muitos caminhos que levam a uma terceira idade com saúde, produtividade e qualidade de vida. Dados científicos já relacionam longevidade a exer...

Todos gostariam de ter a receita de uma vida longa e saudável. Se não há uma pílula milagrosa para isso, há muitos caminhos que levam a uma terceira idade com saúde, produtividade e qualidade de vida. Dados científicos já relacionam longevidade a exercícios físicos na terceira idade. Já está provado que eles ajudam a chegar a uma idade avançada com saúde e disposição. Viver bem e bastante é um desejo da maioria das pessoas. Uma alimentação adequada, combinada com uma dieta equilibrada e atividades diárias, são fatores facilitadores para uma boa qualidade de vida em qualquer fase. Depois de certa idade o corpo não é mais o mesmo.
\r\n
\r\nÉ natural a perda de massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio e massa óssea, e também o aumento de gordura corporal. O exercício físico contribui para retardar esse envelhecimento, mas deve ser praticado com cuidado. Pensando em promover atividades físicas e convívio social com saúde e segurança, o Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal da Saúde, realiza um projeto que envolve os bairros da cidade, voltado especificamente para a terceira idade.
\r\n
\r\nO projeto consiste em encontros de grupos criados no Centro Social Urbano, Bom Jesus, São José, São Cristovão, Vila Verde, Nossa Senhora da Paz (Promorar), Santo André e Nossa Senhora da Saúde, em que, com avaliação adequada, as pessoas desenvolvem, com orientação profissional, atividades que proporcionam bem estar. As atividades são realizadas pela educadora física Priscila Tibola e envolvem mais de 150 pessoas. O encerramento do projeto em 2015 aconteceu no Salão Comunitário do Bairro Nossa Senhora da Saúde com a presença de 100 mulheres e mais os agentes comunitários de saúde.
\r\n
\r\nDe acordo com a educadora física Priscila, o envelhecimento fisiológico não acompanha necessariamente a idade cronológica, pois isto varia de pessoa para pessoa, levando em conta muitos fatores, mas principalmente o estilo de vida de cada um. Há pessoas de 60 anos com um condicionamento físico e qualidade de vida melhor do que algumas de 30 anos. O sedentarismo é sem dúvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável.
\r\nDentre os benefícios obtidos, alguns são: maior resistência corporal, flexibilidade, força muscular, equilibro e melhorias nas realizações das atividades práticas do dia-a-dia.
\r\n
\r\nO exercício físico também pode ajudar na manutenção e na melhora da memória, já que pela repetição e dificuldade na realização dos movimentos exigidos, trabalha-se a concentração, a atenção, o raciocínio e o aprendizado motor. Outro aspecto relevante é que o idoso volta a ter um círculo social de amizade.

Outras Notícias