Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
17/08/2023 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Projeto de revitalização do Autódromo de Guaporé é apresentado a Deputados e Senadores em Brasília

Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi, acompanhado do presidente da Associação Guaporense de Automobilismo (AGA), Silvio Borges, saíram satisfeitos do encontro

Angariar parte dos recursos financeiros para dar melhores condições e conforto para quem frequenta e, principalmente utiliza a área esportiva do maior “Cartão Postal” de Guaporé. É com essa finalidade que uma comitiva da “Capital da Hospitalidade”, composta pela Administração Municipal, através do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi, e da Associação Guaporense de Automobilismo (AGA), representada pelo presidente Silvio Borges, esteve na terça-feira, dia 15 de agosto, apresentando à Bancada Gaúcha, em Brasília, o projeto de revitalização para a construção dos novos boxes, torre de controle/administração, camarotes e área de pit lane do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro.

Ficou a cargo do secretário Toldi, com o tempo máximo de cinco minutos, colocar os objetivos e a finalidade para a aplicação de recursos federais aos representantes do Rio Grande do Sul na Capital Federal. Construída entre 1960 e 1970, a praça automobilística necessita, para novamente receber provas de expressão nacional, adequar-se às normas de segurança estabelecidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e às exigências de equipes e pilotos.

“A infraestrutura do Autódromo, estas elencadas no projeto de revitalização e que estamos pleiteando, apresenta-se fora dos padrões exigidos para o recebimento de provas. Está obsoleta e ultrapassada. Para continuarmos proporcionando aos apaixonados pela velocidade boas provas e alavancar o turismo, movimentando economicamente a cidade, região e o Estado, necessitamos investir em melhorias. Requeremos entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões de investimentos para essa primeira parte para a reforma completa dos boxes”, disse Toldi, enquanto no telão eram reproduzidas imagens do projeto da AGA, das provas realizadas no circuito serrano e dos atrativos turísticos do município de Guaporé.

O secretário, em meio à apresentação, foi categórico ao afirmar que:

“Se não fizermos as reformas, ficaremos fora do circuito nacional do automobilismo e, consequentemente, perderemos turistas. Estaremos ‘matando’ um dos grandes equipamentos turísticos do Estado”, disse.

As reformas para maior segurança aos pilotos, como ampliação das áreas de escape das curvas 1, 2 e do Radiador, foram executadas pela AGA com a parceria do Poder Público e de empresários.

Outras Notícias