19/01/2022 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Projeto de Revitalização do Cristo Redentor é contemplado com recursos do Governo Estadual

Melhorias e reformas em um dos principais pontos turísticos do município receberão aporte de R$ 279,07 mil, sendo do total R$ 55,8 mil do Poder Público

“Turismo é o coroamento de um projeto de cidade desenvolvida com qualidade de vida. Um mundo de oportunidades”. A frase do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, de Guaporé, Odacir Toldi, reflete a importância que vive a “Indústria sem Chaminé” para o crescimento harmônico do município. Impulsionada pelo “Trem dos Vales” na Ferrovia do Trigo, novo marco no transporte de passageiros pelos trilhos no Brasil, a Administração Municipal encaminhou para o Governo Estadual um projeto de melhorias e reformas de um dos principais pontos turísticos: o monumento do Cristo Redentor.

Com objetivo de oportunizar aos visitantes e à comunidade guaporense um espaço mais belo e seguro, a “Revitalização do Cristo Redentor” foi aprovada e o Município comemora a inclusão no programa Avançar no Turismo. O anúncio de investimentos na área foi feito na terça-feira, dia 18 de janeiro, pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário de Turismo, Ronaldo Santini, no cais do porto, em Porto Alegre. Serão mais de R$ 131 milhões para 139 projetos em convênios com 134 municípios para construção, revitalização e/ou reforma de infraestrutura de equipamentos urbanos ou rurais, com finalidade turística.

Guaporé investirá mais de R$ 279,07 mil, sendo deste total R$ 223,2 mil oriundos do Estado e o restante é a contrapartida dos cofres público para embelezar um dos mais lindos e admiráveis cartões postais em solo gaúcho. O Cristo Redentor, localizado na Linha 21 de Abril, é um dos pontos mais visitados da “Capital da Hospitalidade”, recebendo centenas de pessoas diariamente. No local, o turista é contemplado com uma vista panorâmica da cidade e da região.

“Trabalhávamos há um bom tempo no projeto de revitalização do Cristo Redentor e, ao surgir a oportunidade de conseguirmos recursos junto ao Governo Estadual, empreendemos nossos esforços para adequá-lo aos critérios propostos no Avançar no Turismo. O investimento, nesta primeira etapa, é para oportunizarmos o básico para os visitantes como, por exemplo, banheiros e um entorno mais belo. Porém, o projeto é macro e conta ainda com mirante em estrutura de vidro, uma área de conveniência (restaurante) e segurança. Buscamos dar uma espaço mais agradável e conforto para todos aqueles que visitarem o Cristo Redentor”, disse Toldi.

Segundo o secretário, as melhorias iniciadas em 2021, contemplaram, em parceria com o Sicredi Região dos Vales, o plantio de mudas de árvores ao longo das margens via de acesso e a instalação de lixeiras.