16/10/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Projeto do livro “Caminhos de Guaporé – Dos primeiros habitantes ao primeiro centenário” é apresentado à comunidade

Obra, do autor Gilberto Dal Mas e do editor Fabiano Mazzotti, está prevista para ser lançada oficialmente no segundo semestre de 2020

O auditório da Casa da Cultura de Guaporé esteve praticamente com todas as cadeiras ocupadas para mais um momento histórico: o lançamento do projeto do livro “Caminhos de Guaporé – Dos primeiros habitantes ao primeiro centenário”. De autoria de Gilberto Luis Dal Mas, tendo como editor e proponente o jornalista Fabiano Laércio Mazzotti, a publicação, que tem data de lançamento prevista para o segundo semestre de 2020 – quando o site “Caminhos de Guaporé – História, culturas, belezas e riquezas de um povo” completa 10 anos, contará os 371 anos de história da “Capital da Hospitalidade”, de forma cronológica e com conteúdo riquíssimo em textos e imagens.

O objetivo, conforme Dal Mas, é oferecer visibilidade à informação histórica, cultural, narrar os fatos que fazem parte da evolução social e econômica que marcam o surgimento de Guaporé. Agrupar informações de um povo em um livro é preservar a memória, garantir que os diferentes tempos históricos não desapareçam, bem como promover a cidade em seu novo tempo.

“O livro que nós estaremos lançando em 2020, digo nós porque não é somente o Gilberto, mas sim muitas pessoas da comunidade que ajudaram em seu desenvolvimento, é fruto de um trabalho incessante de seis anos de pesquisas em arquivos históricos, entrevistando pessoas e ‘colhendo fotografias’. Será uma publicação completa. Os munícipes estão cada vez mais procurando informações sobre Guaporé. Esse amor imenso pela história despertou após as comemorações do Centenário do Município em 2003 e só cresce. Sou um entusiasta do resgate e da preservação da história do município e me senti na obrigação de dar um presente à comunidade através de um livro”, disse Dal Mas.A obra traz também, além do grande conteúdo histórico, algumas inovações, destacando-se o “audiolivro”, um CD produzido em estúdio e que acompanhará o livro, contendo a narrativa fiel de todo o conteúdo escrito. Outra novidade é a utilização de QR Codes para que o leitor possa assistir vídeos relativos ao conteúdo do livro.

Conforme Mazzotti, o livro nada mais é que uma obra de arte e o “Caminhos de Guaporé” será um suporte literário que mesclará textos e produção fotográfica, exibindo o cenário do progresso de um território que evolui como destino turístico e cultural.

“É uma obra completa. Guaporé não possui um livro com tamanha complexidade em detalhes históricos e culturais. A cidade marcou-se com o livro do Centenário, muito bem elaborado pelo Giovani Girelli, mas esse é diferente e, de forma nenhuma, vem para substituí-lo. O ‘Caminhos de Guaporé’ vem para enriquecer culturalmente e enriquecer a memória do povo”, disse o editor e proponente.

A obra, assim que lançada no segundo semestre de 2020, será distribuída por bibliotecas públicas do Brasil (300 exemplares), grupo de patrocinadores (250 exemplares), escolas de Guaporé e 20 municípios arredores (200 exemplares), Administração Municipal (200 exemplares), imprensa (50 exemplares) e para a comercialização (500 exemplares). A tiragem será de 1,5 mil livros.

Captação financeira

A obra, que resgata a história, cultura e desenvolvimento do município de Guaporé, recebeu aval positivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Federal n.º 8.313/91), através da Secretaria Especial da Cultura (Ministério da Cidadania). A Administração Municipal, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, é apoiadora do livro. Porém, para que o livro “Caminhos de Guaporé – Dos primeiros habitantes ao primeiro centenário” possa ser produzido e faça parte da história do município são necessários recursos financeiros. São duas formas de poder contribuir: pela Lei Federal e patrocínios diretos.

“Nossa intenção é a captação de recursos de forma coletiva. Buscamos pouco, de muitos para que o projeto da obra se torne realidade. É necessária a participação das pessoas para a existência de uma publicação tão complexa como esta. Antigamente se captava recursos em um ou dois lugares. Estamos com um trabalho de significado coletivo e totalmente distanciado de qualquer interesse individual. O livro ‘Caminhos de Guaporé’ vai ao encontro e o anseio da preservação da memória de Guaporé”, afirmou Mazzotti.

Box

Caminhos de Guaporé

Propostas de Patrocínio

Pela Lei Federal de Incentivo à Cultura