26/07/2019 Sec. de Educação

Projeto “Letras na Parede” desenvolvido na Educação de Jovens e Adultos da Escola Dr. Jairo Brum

Objetivo de proporcionar novas formas de aprendizagem que contribuíssem para o desenvolvimento intelectual e humano dos educandos

Educação é essencial em qualquer idade. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum, localizada no bairro Santo André, compreende a educação como o processo de ensino, aprendizagem e formação do indivíduo, capaz de torná-lo e fazê-lo sentir-se, enquanto ser humano, na medida em que é dotado de direitos e deveres, autônomo e responsável pela sua realização. Ou seja, capaz de construir-se como indivíduo ativo e ciente de sua capacidade de realizar seus objetivos relativos à sua formação e realização. Através disso, os educadores observaram que a leitura e a escrita já não são mais vistas apenas como uma questão pedagógica, mas também como um grande investimento na formação humana, tanto socialmente e culturalmente falando.

A partir da compreensão, a professora Ronise Isabel Dalpian Vargas, desenvolveu o Projeto “Letras na Parede” com a turma T1 da Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de proporcionar novas formas de aprendizagem que contribuíssem para o desenvolvimento intelectual e humano dos educandos. Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se a culminância do projeto, realizada na Escola Kumon, de Guaporé. Recepcionados pela professora Daniela Balbinot, os alunos da EJA da Escola Dr. Jairo Brum, através dos métodos de ensino do sistema Kumon, potencializaram suas capacidades, aumentando assim seus níveis de concentração, aprendizado e autonomia para buscar novos conhecimentos e desafios.

“Aproveitamos e agradecemos ‘toda equipe Kumon pela carinhosa recepção e fascinante aprendizado”, destacam os profissionais envolvidos.

As ações realizadas visaram, além da alfabetização, resgatar a autoestima dos alunos, o companheirismo, o saber do dia a dia nas atividades de aprendizagem, leitura e escrita, utilizando como recurso as datas comemorativas mensais, os aniversários e eventos marcantes que os fazem conhecedores de sua real importância na sociedade. Vale salientar que os próprios alunos vivenciaram estes momentos como terapia, em que deixaram de lado seus problemas e se tornaram sujeitos da sua própria história.

“Ressaltamos que as matrículas para as turmas do EJA do segundo semestre estão abertas e as aulas iniciam no dia 5 de agosto, com classes voltadas para a Alfabetização, Pós-alfabetização e Ensino Fundamental (correspondendo de 6° a 9° anos), atendendo as necessidades dos indivíduos dos 15 aos 78 anos que não obtiveram escolarização ou conclusão de seus estudos. Tendo como foco principal o ingresso, permanência e conclusão da vida escolar dos educandos”.

A EJA ministra suas aulas no turno da noite, de segundas a quintas-feiras, das 19 às 22 horas, na Escola Dr. Jairo Brum, contando com transporte e alimentação gratuitos. Aproveite a oportunidade disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação. Mais informações sobre ingresso e matrícula pelo telefone (54) 3443-4771, ou no endereço rua Gino Morassutti, n°2136, bairro Santo André.