03/10/2019 Sec. de Educação

Projeto “Mapear para Otimizar” conquista o prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública

Prefeito Valdir Carlos Fabris recebeu distinção máxima na área de Controle durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos, em São Paulo

“O prêmio conquistado pelo projeto ‘Mapear para Otimizar’ não é uma conquista do prefeito Fabris, da secretaria de Educação e dos funcionários da Prefeitura. Não. É uma conquista da comunidade guaporense. Estamos felizes pelo reconhecimento e, principalmente, pelo desenvolvimento do trabalho que gerou economia aos cofres da Prefeitura e melhorou o transporte dos estudantes da Rede Pública Municipal”, destacou o prefeito Valdir Carlos Fabris no recebimento da distinção máxima do Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública 2019, em São Paulo.

O Poder Público, através da Secretaria de Educação, conquistou o primeiro lugar na área de Controle. Mais de 1,8 mil projetos de todo o Brasil, das mais diversas áreas, estavam concorrendo à premiação, realizada e entregue pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreesp), na quarta-feira, dia 2 de outubro, durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos – Encontro Nacional de Consórcios Públicos, no Memorial da América Latina. O prêmio visa reconhecer e premiar os municípios que desenvolveram boas práticas de gestão baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

O projeto “Mapear para Otimizar”, desenvolvido pela Secretaria de Educação, trouxe economia aos cofres públicos no transporte de estudantes, reorganizou roteiros tornando-os mais eficientes e abrangendo mais alunos. Conforme a coordenadora do setor de transporte escolar Andréia Visentin, desde 2017 cerca de R$ 500 mil foram economizados dos cofres públicos com o mapeamento das rotas e a melhor distribuição dos alunos. Além da organização e alteração nos trajetos percorridos nos mais de 30 itinerários, houve o beneficiamento de 200 novos estudantes com o transporte escolar.

“Qualidade, igualdade e economia. Esses foram os três pilares que sustentaram o projeto ‘Mapear para Otimizar’. Buscamos, desde que assumimos a responsabilidade do transporte escolar, localizar geograficamente os estudantes que necessitavam do transporte para chegar nos educandários e, ao mesmo tempo, ‘in loco’ percorremos todos os itinerários. Com análise profunda e melhor redistribuição, conseguimos gastar menos recursos públicos e beneficiar mais alunos”, disse Andréia.

Ela ressalta que o prêmio é fruto do trabalho coletivo de todos da Secretaria de Educação.

“Estamos orgulhosos e felizes pelo reconhecimento do projeto no país. Temos uma grande responsabilidade nas mãos e diariamente buscamos ofertar o melhor para os estudantes da Rede Pública Municipal”, disse.

A secretária de Educação, Veridiana Maria Tonini, enalteceu a dedicação de todos os servidores para que os resultados projetados pelo “Mapear para Otimizar” fossem alcançados. O reconhecimento nacional, segundo ela, é fruto do respeito que o Governo Fabris e Bastian tem com cada um dos mais de 25,7 mil munícipes.

“Procuramos sempre fazer um trabalho olhando para o bem-estar dos alunos e dos profissionais da Rede Pública Municipal. Nesse sentido, estamos conseguindo ótimos resultados. O primeiro lugar no Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública 2019, dentro da área de Controle, é um reconhecimento pelas atividades desenvolvidas por todos que fazem parte da Administração. Que possamos continuar economizando e reinvestindo para proporcionar mais educação à comunidade guaporense”, destacou Veridiana.

Fabris, que recebeu em mãos a premiação nacional, afirmou:

“Todo esse dinheiro economizado com a redistribuição do transporte, no belo trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria da Educação, foi reinvestido na melhoria das infraestruturas das escolas, aquisições de mobiliários, utensílios para os refeitórios, brinquedos educativos, na qualificação dos profissionais e em outras melhorias. Isso que chamou a atenção da comissão avaliadora e levou Guaporé a ser premiado nacionalmente. É um reconhecimento do trabalho de toda a gestão. É o dinheiro pago pelos impostos dos munícipes que nossa Administração está tendo a responsabilidade de bem gerir”, afirmou o prefeito Fabris.

Educação nota 10 se faz priorizando a qualidade, igualdade e economia.

Prefeitura de Guaporé: Nosso melhor está em você.