22/05/2019 Sec. da Saúde

Ressonância Magnética: Equipamento de ponta no Hospital de Guaporé

Aparelho, com investimento da CVD-Diagnóstico Por Imagem, foi uma demanda gestionada pelo prefeito Fabris durante visita a empresa em Veranópolis

Através da parceria e negociação entre o Poder Público de Guaporé, Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro e iniciativa privada, o município já conta com um dos equipamentos mais importantes para que a casa de saúde pudesse atender a demanda regional na área de ressonância magnética. O equipamento, do Centro Veranense de Diagnóstico (CVD), com investimentos de mais de R$ 4 milhões, foi instalado na cidade graças ao comprometimento do Governo Municipal e Governos das cidades da região em destinar à Guaporé as demandas para estes exames, sem necessidade de encaminhamentos a outros centros como Nova Prata, Bento Gonçalves e Passo Fundo.

O prefeito Valdir Fabris comemora esta conquista e explica como aconteceu a negociação para a chegada do equipamento de ponta em diagnóstico de imagem sem afetar a saúde das pessoas através da radiação.

“É um momento muito importante A comunidade comemora a instalação da ressonância magnética. É mais um passo que Guaporé está dando na área da saúde em poder se tornar um centro regional. Com o aparelho no Hospital, teremos agilidade e menor tempo de espera nos exames e, o mais importante, não precisamos deslocar as pessoas para outros municípios. Agradeço ao Dr. Marcelo e sua equipe por acreditar e investir na saúde em Guaporé”.

O radiologista, Dr. Marcelo Guth, afirma:

“A ressonância magnética é o equipamento de diagnóstico por imagem que tem maior precisão nos diagnósticos em lesões neurológicas, musculoesquelética e abominais. Ela não possui radiação ionizante, ou seja, não tem raio-x, não causando danos à saúde. O aparelho só está em Guaporé porque foi um desafio lançado pelo prefeito Fabris e nós, em contato com o Hospital, optamos por sua instalação dentro da casa de saúde. Isso agrega valor ao município e a própria unidade hospitalar”.

A CVD – Diagnóstico por Imagem conta com uma equipe qualificada para o atendimento de todos os que necessitarem da ressonância magnética. São colaboradores fixos em Guaproé: Cristina Maria Biasibetti (Biomédica); Carolina Lorenzi Bernardes (Recepcionista); Pâmela de Oliveira Baptista Machado (Técnica de Enfermagem).

A solenidade de inauguração contou com a presença de chefes de Poderes Executivos e representantes de Vista Alegre do Prata, União da Serra, Montauri, Dois Lajeados, São Valentim do Sul e Serafina Corrêa, vice-prefeito Adalberto Bastian, presidente da Câmara de Vereadores Jairo Elias Zanatta, presidente da Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro Norma de Oliveira Brito, diretor clínico do hospital Dr. Tiago Vieira Jacob, secretário da saúde Vanderlei Scalco, secretário da Fazenda Celso Grando, médicos, vereadores, colaboradores da empresa e outras autoridades.