31/05/2019 Sec. da Saúde

Saúde: Região unida para atendimentos de alta complexidade em traumato-ortopedia

Guaporé integrará consórcio regional para encaminhar pacientes em tratamento na área

Uma reunião, na quinta feira dia 30, com mais de 30 prefeitos da Serra, promovida pela Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), em conjunto com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde, buscou a solução de um problema que vinha se arrastando há anos: a falta de atendimento na área de traumatologia e ortopedia da região.

“O objetivo deste encontro foi buscarmos uma solução para os atendimentos em traumatologia e ortopedia, para que nossa comunidade possa ser atendida com a qualidade e agilidade que merece em nossa própria região. Saímos muito satisfeitos pelos caminhos tomados”, afirmou o prefeito Valdir Fabris.

Foi anunciado no encontro a indicação de habilitação do Hospital São Carlos, de Farroupilha, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia. Os próximos passos serão a habilitação junto ao Ministério da Saúde, tornando a casa de saúde referência para 34 municípios da região, entre eles Guaporé.

“Com o hospital referência iremos encaminhar os guaporenses com necessidade de atendimento na área da alta complexidade em traumatologia e ortopedia na própria região. Isso para nós é muito importante. Estamos construindo juntos uma região referência em saúde, onde um município apoia o outro”, afirma Vanderlei Scalco, secretário municipal de Guaporé.

O anúncio foi feito na prefeitura de Bento Gonçalves, durante reunião da Amesne, presidida pelo prefeito Guilherme Pasin, anfitrião do encontro que contou com a presença dos prefeitos das regiões 25 (Vinhedos e Basalto) e 26 (Uvas e Vales) da Saúde. “Agora continuaremos acompanhando o processo e participando das reuniões para que o mais breve possível esse consórcio se torne real”, finaliza Fabris.