28/01/2022 Sec. da Agricultura

Secretaria da Agricultura intensifica melhorias nas estradas vicinais em Guaporé

Vias com maior fluxo em virtude do escoamento das safras recebem atenção especial. Município possui cerca de 600 quilômetros de vias não pavimentadas no interior

A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, não tem medido esforços para oportunizar melhores condições de trafegabilidade nas estradas vicinais, garantindo a segurança na condução dos veículos. Em virtude das condições climáticas não favoráveis – tempo seco, as atividades de patrolamento e ensaibramento foram concentradas em pontos onde se verificam tradicionalmente os maiores problemas.

As máquinas, conforme o secretário Edelvan Balbinotti, sempre estiveram à disposição e cumpriram o cronograma estabelecido, bem como, contribuíram com os agricultores que necessitavam de atendimento em virtude da falta de água em suas propriedades. Na semana, com o retorno das chuvas, a prioridade foi a via que liga Guaporé a Anta Gorda. Em virtude da intensa movimentação de caminhões, o trecho de subida na Comunidade São Marcos – Usina, ficou com muitas “costeletas”, o que prejudicava o bom fluxo dos caminhões, em especial.

“Executamos, com apoio dos produtores rurais da comunidade, melhorias no trecho. Era uma reivindicação dos agricultores e daqueles que utilizam a estrada para encurtar distâncias entre as cidades. Não havíamos realizado o trabalho antes, pois o tempo estava muito seco e se passássemos as máquinas para nivelar, a via ficaria com muitas pedras e a trafegabilidade seria ainda prejudicada. Agradecemos a compreensão de todos e parabenizamos os moradores da São Marcos (Usina) pela contribuição fundamental na distribuição de água na estrada após o ensaibramento e colocação do cascalho”, disse Balbinotti.

Além deste trecho, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a pasta de Obras e Viação, está com atividades de melhorias em outras estradas vicinais.

“Temos mapeados os pontos ruins e todos serão arrumados. Iremos, juntamente com o secretário Fabiano Farina, montar duas frentes de trabalho para agilizar o processo de melhorias nas estradas vicinais. Vamos, por exemplo, na próxima semana concluir os trabalhos na Usina e focar na Linha Quinta (sentido Arvorezinha) e na Comunidade Fernando Abot (divisa com Dois Lajeados”.

Monitoramento das estradas

Segundo Balbinotti, a Secretaria de Agricultura conta desde 2021 com um cronograma de atendimento ao produtor rural, de modo a priorizar atendimentos em cada safra ou período de maior necessidade, como também estipulando prazos para o pedido de serviços, visando o atendimento de excelência e com programação a ser cumprida com organização.

“O agendamento prévio por safra ou períodos de trabalhos sazonais facilita a vida do produtor, fortalecendo a parceria público/privado, permitindo que estejamos com cronograma pronto para melhor atender”.

Confira:

Milho de Silagem: agendamento de serviços nos meses de novembro e dezembro, para execução dos trabalhos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Erva-mate: Agendamento de serviços em fevereiro e março, para execução dos trabalhos em abril e maio.

Uva: Agendamento em outubro e novembro para execução em dezembro e janeiro.

Laranja: Agendamento em maio e junho e execução em julho e agosto.

Soja: Agendamentos em novembro e dezembro e execução em fevereiro e março.

Acessos de aviários, chiqueiros e pavilhões de leite: agende sempre com 15 dias de antecedência.