18/10/2019 Sec. da Saúde

Secretaria da Saúde realiza Dia D contra o Sarampo

Vacinação será das 8h às 17h no Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Promorar, Triângulo, Bom Jesus e Aparecida

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, realiza no sábado, dia 19, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A imunização das crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo acontece das 8h às 17h, sem interrupção ao meio dia, no Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e nos Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Promorar, Triângulo, Bom Jesus e Aparecida. É a oportunidade que os pais e responsáveis têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero.

Segundo a enfermeira Regina Fin, coordenadora do Setor de Imunizações, a campanha busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da imunização contra a doença que se espalha rapidamente no país e rastrear os cartões de vacinas.

“Até os cinco anos é importante que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias. Então, fizemos um chamamento para que os pais e responsáveis tragam as crianças para receber a dose da vacina e atualizar o cartão vacinal. A proteção contra a doença é fundamental, visto que, após vários anos controlada, o sarampo voltou a gerar preocupação no Brasil. O Dia D é uma excelente oportunidade para fazer o bem às crianças”, disse Regina.

Em 2019, foram confirmados mais de 6,6 mil casos de sarampo no país. A campanha, afirmou Regina, é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus e será feita em dois momentos. O primeiro se estende até o dia 25 de outubro e estão sendo vacinadas exclusivamente crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O segundo será de 18 a 30 de novembro para a população de 20 a 29 anos.