03/05/2019 Sec. da Saúde

Secretaria da Saúde realiza o Dia “D” de vacinação contra a gripe

No sábado, dia 4 de maio, Centro Municipal de Saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) vão estar abertos para imunizar grupos prioritários

O Poder Público de Guaporé, através da secretaria da Saúde – Setor de Vigilância Epidemiológica, realiza desde o dia 10 de abril, a campanha de vacinação contra a influenza, o vírus da gripe. A vacina, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a trivalente que protege contra os três subtipos de influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas acima dos 60 anos, fazem parte dos grupos prioritários.

Até o momento, conforme dados da secretaria de Saúde, foram vacinados mais de 2,8 mil guaporenses. Foram imunizadas 680 crianças (41,3%), 228 trabalhadores da saúde (58,7%), 131 gestantes (55,9%), 21 puérperas (55,2%) e 1.803 idosos (56,5%). Recebem a dose, conforme o Ministério da Saúde, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional.

Dia “D”

Para que a meta de 90% de cada um dos grupos prioritários seja atingida, o Setor de Vigilância Epidemiológica traçou estratégias para o Dia “D”. O dia de mobilização acontece no sábado, 4 de maio. O Centro Municipal de Saúde e os Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Bom Jesus, Triângulo, Promorar, São José e Nossa Senhora Aparecida, vão estar abertos das 8h às 17h.

“O Dia ‘D’ tem o intuito de vacinar o maior número de pessoas possível. A procura até o momento está dentro do previsto, porém, buscamos atingir a meta e principalmente imunizar todos. É importante que os que integram os grupos prioritários procurem o Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e os ESFs para receber a dose gratuitamente. Pais e responsáveis devem levar as crianças. É fundamental que todas estejam protegidas. A dose é necessária para salvar vidas”, destacou Regina Fin, enfermeira responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiológica.

Uma “equipe volante” da secretaria da Saúde estará passando nas comunidades da zona rural (ver box) para aplicação da dose da vacina contra a gripe.

“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos”, afirmou Regina.

Para 2019, o slogan é: “Não Coloque a sua vida e a de quem você ama em risco. Vacine contra a gripe”.

Roteiro de Vacinação

Capela São José – Linha 5ª

7h50min

Santo Antão – 3 de Maio