09/07/2015 Sec. de Assistência Social e Habitação

Secretaria de Assistência Social e Habitação oferece inúmeros serviços

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, instalada na rua Carlo Termignoni, 157 (antigo Curtume), dispõe de serviços essenciais à comunidade como o CRAS, CREAS, CADÚNICO, Habitação, Bolsa Família, além de ofertar atendimento pontual as pessoas em vulnerabilidade do município. Entre os trabalhos destacam-se do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos psicólogos e assistentes sociais.
\r\nO CRAS que é o Centro de Referência da Assistência Social, sendo o PAIF (Programa de Atenção Integral a Família), um dos alicerces do trabalho social. Em complementação ao PAIF, existe o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que como o nome já diz, trata-se de um serviço que complementa o principal programa desenvolvido pelo CRAS.
\r\nAs oficinas que acontecem na Secretaria de Assistência Social e Habitação são um instrumento utilizado no Serviço de Convivência, uma parceria entre CRAS e CREAS, justamente para atender às pessoas de acordo com as diferentes faixas etárias e interesses. Por isso as opções são variadas, tendo ofertas de oficinas de violão, dança, teatro, artesanato, futsal e informática.
\r\nAtualmente, acontecem oficinas de convivência para crianças, adolescentes e idosos, onde o público-alvo tem a oportunidade de trocar experiências e fortalecer os vínculos familiares e sociais enquanto aprendem Teatro, Dança, Futsal, Música, Informática e Artesanato. São mais de 50 turmas e aproximadamente 800 participantes em diversos pontos da nossa cidade: Lar da Menina, Horta Comunitária, APAE, Secretaria de Assistência Social, Santa Clara, Casa de Cultura e Centro Social Urbano.
\r\nA grande prioridade é o atendimento às pessoas que apresentam algum tipo de vulnerabilidade, seja de ordem financeira, social e ou emocional, de forma que este serviço possa prevenir rupturas e promover saúde e desenvolvimento tanto pessoal quanto dos grupos e da comunidade guaporense. Quando sobram algumas vagas, estas são divulgadas nas escolas do município e as crianças e adolescentes tem oportunidade de participar das oficinas.
\r\nO CRAS também é parceiro, encaminhando pessoas para que possam se qualificar através de programas como o PRONATEC, que visa o desenvolvimento e incentiva a geração de trabalho e renda. O CRAS ou a Casa da Família como também é chamado, opera de forma preventiva, tentando evitar que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
\r\nSe você deseja obter maiores informações faça uma visita à Secretaria de Assistência Social e Habitação, estamos de portas abertas para te receber.