28/05/2019 Sec. de Educação

Secretaria de Educação investe na qualidade da alimentação escolar

Produtos oriundos do campo estão cada vez mais presentes nos pratos servidos aos cerca de três mil alunos da Rede Pública Municipal

O Poder Público, através da secretaria de Educação, de Guaporé, preocupa-se constantemente em oferecer uma alimentação saudável e adequada para os cerca de três mil estudantes que frequentam diariamente os 10 educandários da Rede Pública Municipal. Através do trabalho incansável das responsáveis pelo Setor de Alimentação Escolar e, principalmente das cozinheiras, busca-se aprimorar o cardápio e colocar o que há de melhor e benéfico, em se tratando de saúde, para os alunos. É na idade escolar que são moldados os hábitos alimentares que irão ser levados pelos estudantes por toda a vida. Neste caso, conforme a nutricionista da rede pública municipal Rafaela Dall'Asta, o papel da Escola é tão importante quanto a influência da família.

Desde 2017, a secretaria de Educação vem introduzindo novos e saudáveis alimentos no cardápio. O filé de peixe, alho, limão e o suco de uva são alguns deles que caíram no gosto dos estudantes. Estes foram os últimos e juntam-se aos demais produtos adquiridos da agricultura familiar, através do trabalho do Poder Público junto com a Emater/RS-Ascar, agricultores familiares e da Cooperativa de Economia Solidária de Guaporé (Cooesg). É importante o papel do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), congregando os atores municipais na execução desta política pública. No cardápio, diminuiu-se o uso da margarina e acrescentou-se o requeijão. Bolos, como o pão de ló preparados nas próprias escolas, reforçam a alimentação.

“Buscamos oferecer o que há de melhor na infraestrutura das escolas e na qualificação dos profissionais da educação. São constantes os cursos, palestras e encontros para a troca de experiências. De um tempo para cá, estamos investindo na qualidade da alimentação escolar. Ofertar cada vez mais produtos saudáveis, aqueles produzidos pelo homem do campo, é a nossa meta. Estamos conseguindo reduzir gradativamente os produtos industrializados e introduzindo os naturais. Percebemos uma melhor disposição e as crianças e adolescentes estão gostando e muito”, disse a secretária Veridiana Maria Tonini.

A alimentação saudável, conforme Veridiana, não é só a substituição dos produtos industrializados pelos naturais. No preparo e no cardápio há uma série de cuidados que as cozinheiras devem tomar para evitar que um (a) estudante, com intolerância a algum alimento ou doença, possa consumir os produtos que não fazem parte da rotina. A secretária frisa que as direções dos educandários estão sendo incentivadas a criarem espaços, dentro das áreas educacionais, para o plantio de temperos e especiarias.

“Muitas escolas já possuem a sua horta e acreditamos que, num curto espaço de tempo, todas vão ter. Estamos dando o exemplo para os alunos e nada melhor do que os educandários contarem com lugares propícios para a retirada do próprio alimento. Claro que não há como produzirmos em larga escala, mas serve para incentivarmos cada vez mais os estudantes para que tenham o hábito saudável de consumirem produtos naturais”, destacou.

Ao longo do ano, investimentos nos equipamentos utilizados pelas cozinheiras, como novos fogões industriais, freezers, utensílios domésticos, entre outros, fizeram parte das melhorias para proporcionar a colocação de alimentos mais saudáveis alimentos aos estudantes. Novos profissionais foram nomeados (três novas cozinheiras) preparam as refeições nos educandários.