30/04/2019 Sec. de Educação

Secretaria de Educação oferta capacitação de “Boas Práticas para Manipulação de Alimentos”

Primeira etapa, com participação das cozinheiras das escolas da rede municipal de ensino, foi ministrada pelo professor Frontino Dias Viera, da Univates

O Poder Público Municipal, através da secretaria de Educação, oportunizou na quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de abril, para as responsáveis pela manipulação de alimentos (cozinheiras) dos 10 educandários da rede pública de ensino (Educação Infantil e Fundamental), a primeira etapa do curso “Boas Práticas para a Manipulação de Alimentos”. A capacitação, ministrada pelo professor Frontino Dias Vieira, da Univates, aconteceu nas dependências do auditório da Casa da Cultura, contando com a participação da nutricionista da rede pública municipal Rafaela Dall'Asta. O objetivo é qualificar os profissionais para minimizar o risco de ocorrência de doença transmitida por alimentos às mais de 2,8 mil crianças e adolescentes que frequentam a Rede Pública Municipal.

Segundo a secretária Veridiana Maria Tonini, os responsáveis pela manipulação de alimentos devem ser capacitados periodicamente em temas como higiene pessoal, contaminantes alimentares, manipulação higiênica dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos e boas práticas.

“As cozinheiras desempenham papel fundamental na rede pública municipal de ensino, não só como como condutoras das técnicas adequadas para o preparo do alimento, mas também como colaboradoras da melhoria da aprendizagem do aluno e da formação de bons hábitos alimentares”, destacou.

A nutricionista Rafaela salientou que a cada dia que passa a preocupação de todos os envolvidos na área da alimentação é proporcionar o melhor para os alunos.

“Buscamos sempre conscientizar e qualificar as cozinheiras para que os alimentos, que chegam à mesa durante as refeições na rede pública municipal, sejam saudáveis e seguras. Sabemos da capacidade e da paixão de cada uma em proporcionar o melhor para as crianças e adolescentes. Buscamos, dentro do que determinam as leis, repassar as mudanças que ocorreram nos últimos tempos na manipulação de alimentos, desde o recebimento, armazenamento, preparo e conservação, bem como a higienização e desinfecção do ambiente”, destacou.

As próximas etapas estão agendadas para os meses de agosto e outubro. No total, serão 16 horas de capacitação para os manipuladores de alimentos. Todos receberão certificado de participação.