11/03/2024

Secretaria de Educação promove formação para cozinheiras da Rede Municipal de Ensino

Com a colaboração do SESI e SENAI, servidoras participaram do curso Boas Práticas para os Serviços de Alimentação (BPSA), de oficinas práticas sobre nutrição e elaboração de receitas, e de uma palestra sobre saúde mental

A alimentação exerce papel fundamental no crescimento das crianças, bem como, no desenvolvimento cognitivo e na prevenção de doenças. Dessa forma, o ambiente escolar é o local ideal para a promoção de saúde e desempenha uma grande influência na formação dos alunos. É com essa importância, de uma alimentação saudável para uma vida com mais qualidade, que a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, proporcionou para as cozinheiras um aprimoramento dos conhecimentos em seu ambiente de trabalho. Com a colaboração do SESI e SENAI, as servidoras participaram do curso Boas Práticas para os Serviços de Alimentação (BPSA), de oficinas práticas sobre nutrição e elaboração de receitas, e de uma palestra sobre saúde mental e uma palestra sobre saúde mental.

As atividades aconteceram na Casa da Cultura e na cozinha das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum e Imaculada Conceição. O SENAI, nos dias 24 e 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro, ofertou 16 horas de muito aprendizado e troca de experiências para as manipuladoras de alimentos que ingressaram na rede municipal desde 2019. Elas receberam orientações sobre regras e normas sanitárias a serem seguidas para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos, bem como os cuidados necessários para o preparo adequado das refeições ofertadas nas escolas.

A equipe de profissionais do SESI realizou oficinas com todas as cozinheiras da rede, buscando reforçar as informações sobre boas práticas. Elas também colocaram a “mão na massa” e novas receitas foram testadas, aprovadas e serão inclusas no cardápio dos educandários.

“É sempre importante a qualificação e obter conhecimento com pessoas capacitadas. Há uma troca de experiência e se agrega muito. As cozinheiras tiveram aulas de como compor um prato saudável, para que possam orientar as crianças a consumirem os alimentos do cardápio em quantidade equilibrada, garantindo o direito humano à alimentação adequada”, disse a secretária Veridiana Maria Tonini.

Para finalizar, uma formação com a palestra do SESI sobre saúde mental trouxe ao conhecimento das servidoras a relação que se deve ter com o trabalho, os sinais de alerta, impacto dos transtornos mentais na vida pessoal e laboral, como prevenir e promover saúde mental. Reflexões sobre autocuidado e relacionamento com a equipe de trabalho também fizeram parte do aprendizado.

A conclusão da formação contou com a entrega dos certificados e a degustação de pratos que foram elaborados pelas cozinheiras como bolo sem açúcar, pasta de cenoura, bolo salgado, entre outras delícias.