10/08/2022 Sec. de Educação

Secretaria de Educação promoveu a palestra Diário Azul: Uma viagem através do autismo

Palestras buscam inserção da comunidade nos educandários e maior conhecimento à todos sobre o tema autismo

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde, vem construindo estratégias para acolher e orientar pais e responsáveis por familiares com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os vereadores Fernanda De Bona Baldin e Jonas Agosti têm conversado com um grupo de pais da comunidade para juntos fomentarem ações para incluir autistas e seus familiares em todas os espaços sociais. E, especialmente, buscar atendimentos clínicos especializados.

Por isso, os legisladores estiveram com equipe da Secretaria da Saúde e da coordenação pedagógica da Educação no município de Paraí na APASPI, Centro Regional de Referência em Transtorno de Espectro Autista, que ficou responsável pela 25ª região, com abrangência de 22 municípios da Serra Gaúcha. As ações faze parte do TEACOLHE, programa de atendimento a pessoas com transtorno do espectro do autismo. O programa, que foi apresentado pelo secretário Ronaldo Invernizzi, visa nortear e fortalecer a rede de apoio à pessoa com TEA e seus familiares, objetivando a qualificação dos profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.

Nas formações dos profissionais de educação da Rede Municipal o tema autismo vem sendo aprofundado. Professores e monitores estão tendo a oportunidade de estudar, refletir e debater questões relevantes para a qualidade no atendimento das crianças e pré-adolescentes nas escolas. No início deste ano, um dos estudos foi com Ariadna Delazeri, indicada pelas colegas da Escola Municipal de Educação Infantil Gasparzinho, que já haviam participado de cursos ministrados por ela.

Ariadna Delazeri tem formação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Análise do Comportamento Aplicado, em transtorno do Espectro Autista e em Educação Inclusiva. Proprietária da Clínica Educamor, onde atende como pedagoga e terapeuta, Presidente da Ciranda Associação de pais e amigos dos autistas de Santiago/RS, Conselheira Estadual da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas/RS (ONDA). Além do vasto currículo na área da educação inclusiva, é mãe de duas crianças autistas.

Por tudo isso, no mês de julho, por solicitação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição e abraçada pelo Poder Público, a Secretaria de Educação proporcionou palestra com Ariadna com o tema “Diário Azul, uma viagem através do autismo”. O objetivo foi reunir educadores, familiares e todos interessados pela inclusão social de cidadãos com diagnóstico de autismo.

O evento foi amplamente divulgado nas redes sociais da Prefeitura e teve a participação de mais de 200 pessoas. Com o auditório do educandário lotado a palestra transcorreu de forma leve, dinâmica, pois pais e educadores questionaram e fizeram relatos significativos. A teoria apresentada por Ariadna mostrou o quanto é possível e necessária a inclusão de autistas em todos os espaços da sociedade, não apenas nas escolas.

As Secretarias de Educação e Saúde agradecem a todos os que estiveram presentes. Os estudos aprofundados facilitarão a reelaboração de manejos e recursos para melhor amparar as crianças, buscando nas escolas novas estratégias para a construção de aprendizagens e uma inclusão saudável e tranquila na sociedade, investindo em habilidades que promovam as interações sociais. O objetivo do poder público municipal é que destes encontros de estudos e reflexões possam ser construídas políticas públicas, para que esta inclusão se efetive nas interações sociais visando a qualidade de vida de todos os cidadãos.