25/03/2022 Sec. do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente comemora Dia Mundial da Água com atividades para as crianças e adolescentes

Ações, como forma de conscientização, foram repassadas nos dias 21, 22 e 23 de março, pelos servidores do Município e da Corsan

A Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nos dias 21, 22 e 23 de março, uma série de atividades para marcar o “Dia Mundial da Água”. A conscientização da importância do recurso hídrico para a vida humana e animal foi repassada para cerca de 400 crianças e adolescentes dos 5ºs aos 9ºs anos das escolas das Redes Pública Estadual e Municipal.

No período, divididos por turmas, os alunos participaram de ações do projeto “Água é Vida, Preserve” nas dependências da Casa da Cultura e na praça Vespasiano Corrêa. Foram desenvolvidas atividades de identificação de elementos que não fazem parte da natureza, conversações sobre a correta separação e destinação dos resíduos secos e orgânicos. As crianças, através de vídeos, banners, slides e troca de experiências com profissionais da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Unidade de Guaporé, tiveram informações pertinentes e esclarecedoras sobre a importância e o uso correto da água.

“É através da educação ambiental que podemos, de forma gradativa, mudar a realidade do planeta. Conscientizar as crianças da necessidade da preservação do meio que vivemos é a melhor forma de oportunizarmos às futuras gerações uma vida melhor. Há necessidade de falarmos sobre a destinação correta do lixo, a decomposição dos materiais na natureza e os prejuízos que causam, do cuidado com as nascentes, entre outras situações. Estamos felizes com a participação e o interesse das crianças e adolescentes”, disse a secretária Monia Zampeze, que complementou:

“A água é um bem finito. Se não cuidarmos, poderá ser escassa em um curto espaço de tempo. Devemos preservar enquanto há tempo. Não podemos nos dar ao luxo de desperdiçá-la”.

Os alunos, que ao término receberam lápis semente, ainda participaram de atividades sobre os diferentes tipos de energia (solar e eólica). Ambientes interativos foram montados para que, além das explicações teóricas, a prática pudesse contribuir nos ensinamentos e na conscientização.