Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
04/04/2019 Sec. do Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretaria de Meio Ambiente realiza a 2ª coleta de resíduos eletrônicos

Atividade, com quatro pontos para entrega dos equipamentos, acontece no sábado, dia 6 de abril

O Poder Público, de Guaporé, através da secretaria de Meio Ambiente, está dando sequência à campanha de coleta de resíduos eletrônicos. Em média, a cada etapa são recolhidas cerca de duas toneladas e meia de materiais que, se descartados irregularmente, trariam grandes prejuízos para o ecossistema. Para dar continuidade ao trabalho, a pasta realiza no sábado, dia 6 de abril, mais uma etapa. A comunidade pode entregar os equipamentos eletrônicos, de informática e outros, na praça Vespasiano Corrêa, bairros São José (Capela), Conceição (Capela) e, pela primeira vez, no Ferroviário (Capela). Em cada ponto, haverá uma turma de voluntários colaborando com ação.

Conforme a secretaria Monia Zampeze, a atividade é a segunda de 2019 e é extremamente importante que o descarte dos materiais seja efetuado de forma correta.

“Os resíduos eletrônicos são constituídos por metais pesados, gases e substâncias cancerígenas. Uma vez livres na natureza contaminam o solo, águas superficiais e subterrâneas, colocando em colapso o equilíbrio ecológico. Por isso insistimos na conscientização e na realização das campanhas de coletas dos resíduos”, disse a secretaria.

Podem ser levados para o descarte, conforme Monia, os seguintes equipamentos eletrônicos e de informática: ar condicionado, bebedouro, chuveiros, forno elétrico, microondas, geladeiras, freezer, lavadoras e secadoras de roupas, torneiras, térmicas, aparelhos de som, cabos e fios, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, calculadoras, carregadores em geral, celulares e telefones, centrais telefônicas, CPU, DVD, vídeo cassete, estabilizadores, no-break, fax, ferro elétrico, fontes de computadores, HD, impressoras, scanners, máquinas de escrever, máquina de lavar louças, modem, mouse, notebook, pen drive, placas em geral, receptores, roteadores, servidores, unidade de CD e DVD, disquete, monitores, TV de tubo, LCD e LED.

“A aceitação da comunidade com a coleta está muito boa. A cada novo recolhimento enchemos o caminhão da empresa Natusomos, especializada em reciclagem de eletrônicos. São materiais obsoletos que estavam em residências, empresas e estabelecimentos comerciais somente ocupando espaço. Agora, estão sendo destinados para o descarte correto, sem riscos de poluição do meio ambiente”, destacou.

A coleta de resíduos eletrônicos na praça Vespasiano Corrêa tem início às 8h e se estende até as 16h. Nos bairros a entrega dos materiais pode ser realizada somente pela manhã das 8h às 11h. A atividade conta com apoio do Grupo Escoteiro Nacê, Guaporé Off Road, Moto Clube Mosca Verde, Caveira Bike e Associação dos Reparadores Automotivos (Arag).

Outras Notícias