22/07/2015 Sec. do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente recolherá embalagens de agrotóxicos

O Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio das agropecuárias e cerealistas, realizará o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos. A coleta do material acontecerá em um único dia, 30 de julho e os locais para a entrega das embalagens são Parque de Máquinas, Linha Oitava Santo Antônio, Distrito de Colombo, Agrocomercial Breda, Cereais Menin e Marcuzzo. O horário será das 8h às 11h30min e das 13h às 15h e nestes pontos haverá responsáveis pelo recebimento e entrega de um comprovante para os produtores. O objetivo é encaminhar as embalagens para pontos de recolhimentos conveniados e que possam dar uma destinação correta, sem prejuízos a saúde dos agricultores e evitando a contaminação do meio ambiente.
\r\nMesmo com toda a legislação vigente que fiscaliza, a produção, comercialização, transporte, destinação final das embalagens vazias, os agrotóxicos continuam agindo de forma negativa, afetando a saúde da população, principalmente por erros no manuseio. Por isso é importante que as embalagens sejam armazenadas de forma adequada e a tríplice lavagem é fundamental. Serão aceitas somente as embalagens que passarem pelo processo, que resulta do descarte do líquido dentro do pulverizador para o total aproveitamento do produto, posteriormente efetuando um furo no fundo da embalagem e acondicionando as tampas em sacolas plásticas comuns.
\r\nA devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde 2002, conforme Lei Federal N.º 9.974, de 6 de dezembro de 2012, regulamentada pelo Decreto Federal N.º 4,074, de 4 de janeiro de 2002.
\r\n