Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
20/01/2026 Sec. de Obras e Viação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

​​​​​​​Secretaria de Obras avança nos reparos do calçamento em paralelepípedo

Ações pontuais, em trechos críticos na área central e bairros, começaram a ser executados

Há anos, Guaporé destaca-se por ser uma cidade planejada com a grande maioria das vias urbanas largas e pavimentadas. A mobilidade é uma das características marcantes do município, favorecendo o deslocamento seguro e eficiente. Porém, as condições climáticas ao longo dos últimos tempos, bem como o vai e vem constante dos veículos, fizeram com que as pedras basalto, os chamados paralelepípedos, sofressem desgaste significativo, resultando em desníveis, peças soltas, pontiagudas e, principalmente, na necessidade constante de manutenção.

Para melhorar as condições, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Viação, lançou uma força-tarefa e os trabalhos irão ocorrer em diversas vias urbanas. As atividades tiveram início na rua Vanini, no bairro Pinheirinho. Parte do trecho, nas proximidades do entroncamento com a rua São Domingos, foi removida e os paralelepípedos serão recolocados, proporcionando mais segurança para quem transitar pela via. Há também equipes atuando no Centro, Nossa Senhora da Saúde e São Cristóvão.

Para o secretário Ivan Celestino de Souza, as equipes, no decorrer de janeiro e demais meses, vão estar nas ruas para a retirada e a fixação, nivelamento do solo e colocação do pó de brita – matéria-prima indicada para assentamento das pedras, entre outras necessidades para deixar as vias em melhores condições.

“Sabemos que algumas vias necessitam de atenção especial e, diante desse quadro, estamos com equipes nas ruas. Muitos paralelepípedos se soltaram em razão das constantes e incessantes chuvas, o que dificultou os trabalhos de recolocação. Agora, nosso objetivo é, dentro das condições possíveis, melhorar essas vias”, disse Ivan, que aproveitou para pedir que os condutores atentem e respeitem a sinalização viária.

“Em um primeiro momento, em virtude da matéria-prima utilizada para assentar as pedras, haverá um pouco de poeira, mas é algo passageiro. Pedimos a compreensão de todos”, concluiu Ivan.

As atividades serão contínuas e o objetivo é proporcionar mais segurança e melhor fluidez na trafegabilidade nas vias urbanas, evitando transtornos para os condutores.

Outras Notícias