28/01/2016 Sec. do Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente realiza coleta de lixo eletrônico

A Organização Internacional do Trabalho estima que a geração mundial de lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, alcance dezenas de milhões de toneladas anuais. O lixo eletrônico possui diversos contaminantes nocivos ao meio ambiente e à saúde.<...

\r\n
\r\nNo Brasil, existem os postos coletores, mercados e revendedores de produtos eletrônicos que aceitam os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Apesar de não possuir uma alta tecnologia de reciclagem, o país inicia essa caminhada para intervir na crescente produção de lixo eletrônico. Após a coleta do e-lixo, o processo de reciclagem se inicia por meio de uma triagem - há a separação dos equipamentos em condições de uso (que podem ser doados) dos que não podem ser reutilizados.
\r\nLogo, os aparelhos são desmontados, e a carcaça, a bateria, o vidro e as placas de circuito são separados, sendo dado um destino diferente para cada componente.
\r\n
\r\nNos municípios pequenos, raramente há empresas especializadas neste tipo de reciclagem, e ainda mais raros são os postos fixos de coleta. Por isso, o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza periodicamente a coleta, em campanhas de recolhimento de lixo eletrônico em locais de fácil acesso. Depois, o material é destinado corretamente para a reciclagem.
\r\n
\r\nO descarte, nesta edição, acontecerá nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, na praça Vespasiano Corrêa, das 9h às 16h.
\r\n
\r\nO que você pode descartar?
\r\nOs resíduos computacionais, resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico são os termos mais comuns utilizados para denominar todo e qualquer material eletro eletrônico descartado ou obsoleto. Assim, o termo engloba diversos produtos, tais como computadores, aparelhos de televisão, rádios, geladeiras, celulares, dentre diversos outros dispositivos com os quais temos contato diariamente.
\r\n
\r\nO que não será coletado:
\r\nLâmpadas e Pilhas.
\r\nInformações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (54) 3443 5987.