08/03/2016 Sec. do Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente reinicia coleta de lixo no interior

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Guaporé, após um período de testes em 2015, reinicia no mês de março a coleta do lixo na zona rural. Antiga reivindicação dos produtores rurais, o recolhimento, definido através de um roteiro pela proximidade das Comunidades/Capelas, se dará todas as quartas-feiras a partir das 13 horas. Serão seis trajetos percorridos de março a dezembro pelo caminhão e seus colaboradores. A cada mês será efetuada a coleta em três roteiros, totalizando, ao término de 2016, a passagem por cinco vezes em cada. A empresa Eco Verde, de Vila Maria, é a responsável pelo recolhimento do material nos três distritos e nas 33 comunidades da interior.
\r\n
\r\n“O recolhimento do lixo seco no interior é mais uma reivindicação da comunidade que estamos atendendo. Cerca de 95% das famílias rurais destinam os resíduos orgânicos para os animais e tinham a preocupação do que fazer com o plástico, ferro, entre outros materiais. Agora não precisam mais se preocupar. Efetuamos testes com os roteiros em 2015 e agora a implantação é definitiva. Esperamos contar com a colaboração de todos para darmos destinação correta ao lixo”, destacou Gabriel Sartori, Secretário de Meio Ambiente.
\r\n
\r\nPara o sucesso no recolhimento, os moradores devem colocar os sacos de lixo nas sedes das Capelas e Salões Comunitários. Se houver residências próximas uma das outras, mas longe da Capela e no trajeto do caminhão, poderão os produtores rurais colocar o lixo em um lugar comum para que a coleta ocorra sem prejuízos ou maiores deslocamentos. Os roteiros, segundo Sartori, foram montados em comum acordo com os moradores da zona rural.
\r\n
\r\n“Um funcionário da Secretaria passou nas residências e entregou o folder que confeccionamos para informar as datas que o caminhão vai passar e o que não pode ser entregue. É importante que as famílias do interior coloquem os sacos de lixo nas datas corretas para evitar problemas”, disse.
\r\n
\r\nSartori lembra que serão coletados somente resíduos seletivos (plásticos, vidros, metais) e os mesmos devem estar devidamente embalados. Não serão recolhidos filtros lubrificantes, restos de animais, equipamentos de informática, embalagens de óleo e agrotóxicos, e produtos veterinários.