26/08/2021 Sec. de Segurança Pública e Trânsito

Segurança: Administração Municipal reúne forças da segurança pública e traça estratégia para controlar baderna no Centro

Ações, como ‘Balada Segura’ e fiscalização em estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, serão intensificadas

Preocupada com os tristes acontecimentos nas noites e madrugadas, em especial as ameaças, agressões e depredações do patrimônio público, registrados nas ruas da área central e pontos específicos nos bairros, a Administração Municipal, através das Secretarias Geral de Governo e de Segurança Pública e Trânsito, reuniu na tarde da quarta-feira, dia 25 de agosto, no gabinete do prefeito Valdir Carlos Fabris, autoridades do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), Delegacia de Polícia Civil (DP), representantes do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), conselheiros tutelares, fiscais da Setor de Fiscalização, para traçar estratégias para o controle da baderna.

Entre as ações previstas, em especial para os finais de semana, estão a ‘Balada Segura’ e operações policiais nas principais vias e locais de grande concentração de pessoas na cidade. O objetivo é evitar confusões de adolescentes e jovens, bem como, prevenir que condutores trafeguem sob influência de bebidas alcoólicas ou produtos ilícitos pelas avenidas e ruas, colocando em risco a vida de outras pessoas. Etilômetros (Bafômetros) foram adquiridos pelo Consepro, através de recursos repassados pelo Poder Público, e estes serão aliados no trabalho dos policiais militares.
O controle da venda de bebidas para menores em estabelecimentos comerciais e o consumo ao longo dos passeios públicos (calçada) será intensificado pelas forças da segurança pública, Conselho Tutelar e fiscalização municipal. Haverá a responsabilização dos bares, lancherias e outros pontos, comercializam bebidas alcoólicas para menores. Pais e responsáveis por adolescentes serão chamados para que assumam o compromisso de educá-los, para que não infrinjam mais as leis.
“Sabemos que, com os casos de Covid-19 diminuindo, um maior número de vacinados e as medidas sanitárias menos restritivas, as pessoas iriam sair mais dos seus lares. Porém, não podemos tolerar algazarras e atos de vandalismos como os que foram registrados em algumas noites na área central. Reunimos as forças de segurança e a fiscalização para que medidas e ações sejam colocadas em prática. Estamos fazendo a nossa parte como Poder Público, mas precisamos que empresários da região e, principalmente os familiares destes adolescentes e jovens, colaborem conosco”, disse prefeito Fabris que informou, durante o encontro, que a Administração Municipal está gestionando junto ao Governo Estadual reforço no efetivo da BM e PC.
O encontro contou também com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Valcir Antônio Fanton (PP).