11/09/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Semana Farroupilha chega à 30ª edição com o melhor da arte e da música do Rio Grande

Além dos shows musicais, palestra, teatro, missa crioula e apresentações dos CTGs, marcam uma semana inteira no acampamento farrapo em Guaporé

Milhares de peões e prendas de Guaporé e municípios arredores são esperados na 30ª edição da Semana Farroupilha. O acampamento farrapo, que conta com pavilhão para as apresentações musicais, artísticas, culturais, acomodação do público e mais 30 barracas padronizadas, localizado na praça Vespasiano Corrêa, está pronto para receber gaúchos e gaúchas entre os dias 14 e 20 de setembro. Serão mais de 20 atividades, em especial shows com artistas dos quatro cantos da querência, que trarão vida para o mês mais gaúcho de todos. Além das atrações, o que não faltará são espetos e mais espetos de carne, o carreteiro na panela e o mate amargo passando de mão em mão.

A programação farrapa será aberta oficialmente às 19h45min com o pronunciamento das autoridades do Município. Porém, às 9h30min, o acendimento da “Chama Crioula” dará início às comemorações. Como acontece tradicionalmente, os três Centros de Tradições (CTGs) Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados e Última Tropeada levam ao palco a desenvoltura das suas invernadas artísticas Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil, Adulta e Xiru. Um dos momentos mais aguardados é a chegada dos cavalarianos (Cavalgada da Amizade) que neste ano completa chega a 27ª edição e Missa Crioula.

“É a tradição do nosso povo sendo cultuada pelos peões e prendas de Guaporé. Temos orgulho, como administradores do Município, em poder proporcionar mais uma semana de intensas atividades artísticas, musicais e teatrais que apresentam a bravura do gaúcho. O acampamento farrapo está montado e o sucesso da 30ª Semana Farroupilha está garantido. Venham prestigiar as atrações e encantem-se com o que há de melhor no tradicionalismo”, disse o prefeito Valdir Fabris.

Entre os shows musicais destacam-se Teixeirinha Filho & Neto, Grupo Chamado Gaúcho, Grupo Cheiro de Galpão, Grupo Sistema Antigo, Grupo Silhueta Campeira, Paulo Costa & Grupo Tá Agarrado, Giovani e Ricardo, Grupo Entrevero e Grupo Rodeio. Haverá palestra cultural sobre a vida e a obra de Paixão Côrtes e o espetáculo teatral “Entrevero Cultural”, realizado pelos integrantes do Grupo Luz & Cena. A Companhia de Artes Caripaiguarás levará ao palco principal danças folclóricas gaúchas.

“Vivemos um momento ímpar em Guaporé. São muitas coisas boas acontecendo nas áreas da cultura e do turismo. A Semana Farroupilha é algo que encanta e, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas, não poderíamos deixar passar em branco. O acampamento farrapo está lindíssimo com a estrutura montada pelo Poder Público e pelas entidades e empresas (30 barracas), bem como pelos CTGs e Piquete de Laçador. Estamos ansiosos e acreditamos no sucesso deste tradicional evento”, destacou a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Cristiane Viel.

A 30ª Semana Farroupilha, de Guaporé, é realizada pelo Poder Público, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, assessoria da TBT Produções e financiamento do do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura (Governo Estadual). A programação é gratuita e a comunidade é convidada a prestigiar.

30ª Semana Farroupilha

Dia 14 de setembro

19:45 – Abertura Oficial da 30ª Semana Farroupilha

20:00 – Apresentações Artísticas CTG Os Desgarrados