20/08/2015 Sec. do Meio Ambiente

Servidores participam de capacitação em Caxias do Sul

Promovida pela Global Engenharia Ambiental, em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caxias do Sul, a capacitação com o tema: “Da Gestão a Destinação dos Resíduos de Serviço de Saúde: O que você precisa Saber?”, aconteceu na quinta-feira, dia 13 de agosto, em Caxias do Sul. O evento reuniu 50 participantes das diversas Secretarias de Meio Ambiente e Saúde e Vigilância Sanitária dos municípios da Serra Gaúcha. Entre eles, estavam os servidores de Guaporé: Gabriel Sartori, Keitiane Lunardi Baggio e Giovani Benvegnú (Secretaria do Meio Ambiente) e Vanessa Foppa e Mathias Tiecher (Setor de Vigilância Ambiental). Os participantes puderam aperfeiçoar seus conhecimentos, discutir e esclarecer dúvidas sobre o correto Gerenciamento Ambiental nos estabelecimentos prestadores de serviço de saúde,em especial, o manuseio, segregação e destinação dos resíduos gerados nestes,que, apesar da pouca quantidade, oferecem um alto risco à saúde e ao meio ambiente.
\r\nA primeira palestra foi proferida pela Professora Dra. Vânia Schneider que abordou a Legislação Ambiental que rege o tema, em especial a RDC da ANVISA que trata da obrigatoriedade do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) e suas implicações. Também falou sobre a Legislação Estadual, que trata do Licenciamento Ambiental e ainda a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estuda o acordo setorial do destino final medicamentos vencidos. Foi um momento muito rico e com grandes discussões.
\r\nEm seguida, ocorreu à apresentação do Diretor de Gestão Ambiental da SEMMA de Caxias do Sul, Engenheiro Henrique Gustavo Koch que apresentou a forma com que o município tem atuado nesse segmento. De maneira especial, ressaltou as exigências feitas pelo órgão aos estabelecimentos e o aprendizado obtido na melhoria obtida na Gestão Ambiental para os hospitais, clinicas e laboratórios e o ganho na qualidade de vida da população.
\r\nPor último, foi apresentado o Case do Condomínio C. M Padre Tronca Medianeira, que congrega mais de 20 estabelecimentos entre eles clinicas, laboratórios, consultórios e farmácias. O condomínio elaborou seu primeiro PGRSS em 2002 e o revisa anualmente. Segundo a Engenheira Viviane Caldart Duarte, da Global Engenharia Ambiental, responsável pelo PGRSS, o Condomínio obteve inúmeros benefícios. Destaca-se o gerenciamento unificado dos resíduos, onde todos os condôminos seguem os mesmos padrões de acondicionamento, armazenamento, coleta e armazenamento interno, tratamento e/ou disposição final, facilitando assim o monitoramento e medição de resultados, além de fazer o controle do dos receptores de resíduos.
\r\nTambém estiveram presentes no evento os secretários de Meio Ambiente de pelo menos cinco municípios da Serra Gaúcha, entre eles Carlos Barbosa e São Marcos. A Global avalia como muito positivo o evento e diz que estará programando outros encontros técnicos semelhantes para disseminar as boas práticas ambientais.