23/08/2023 Sec. de Assistência Social e Habitação

SESI e Secretaria da Assistência Social desenvolverão o projeto (Re)Significar em Guaporé

Práticas multidisciplinares para a promoção da saúde serão desenvolvidas para pessoas com 60 anos ou mais

Com cerca de 20% da população com 60 anos ou mais, aproximadamente cinco mil pessoas, Guaporé passará a desenvolver um projeto específico para a promoção da saúde e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, o (RE)Significar proporcionará, a partir do mês de setembro, práticas multidisciplinares com profissionais capacitados.

Os objetivos, conforme o analista de promoção em Saúde, Mac Gregor Leite Antunes, são proporcionar qualidade de vida de forma integral aos idosos por meio de um trabalho interdisciplinar; estimular os idosos para um estilo de vida mais salutar através da alimentação equilibrada e do melhor condicionamento físico; fortalecer a saúde física do idoso com ações preventivas e protetivas a partir de detalhadas avaliações físicas; e promover a Saúde Mental do Idoso com atividades específicas para o processo de envelhecimento.

“É um marco histórico para Guaporé. Um projeto desenvolvido exclusivamente para a população idosa. Nos dias atuais, a expectativa de vida aumentou e há necessidade de se pensar em ações que proporcionem mais qualidade de vida para essa faixa etária. A ideia é focar na prevenção de doenças e nada melhor que alimentação saudável, exercícios físicos, entre outros”, destacou.

Oficinas multidisciplinares e educativas serão desenvolvidas ao longo de 12 meses como forma de integração entre os idosos, ampliando seus conhecimentos para uma vida mais saudável. O projeto inicia em setembro e se estenderá até 31 de agosto de 2024.

“Estamos em fase de inscrição e os idosos interessados deverão procurar a Secretaria de Assistência Social. Há uma série de requisitos, muito pela questão da saúde, para que possam participar das atividades físicas e outras ações propostas”, disse Mac Gregor.

A apresentação do projeto (RE)Significar às autoridades municipais ligadas às áreas da saúde e assistência social aconteceu na Unidade do SESI Guaporé, contando com a presença de aproximadamente 40 pessoas.