25/08/2015 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Setembro repleto de atrações culturais em Guaporé

O mês mais cultural do ano se aproxima. E para celebrar o conhecimento e a tradição, Guaporé preparou uma série de atrações. A programação inicia em 31 de agosto e segue até 20 de setembro. Para receber as atividades, uma estrutura temporária será montada na Praça Vespasiano Corrêa, no Centro da cidade.
\r\nEste ano, a Semana da Pátria será celebrada no Circuito dos Saberes, evento literário com foco no incentivo à leitura. Além da venda de livros de editoras da região e ciclos periódicos de contação de histórias infantis, estão programadas dinâmicas de palco, improvisações poéticas, oficinas de pintura, intervenções musicais e teatrais. A produção artística fica por conta do Grupo Vivandeiros da Alegria.
\r\nUma banca de troca de livros, sob responsabilidade do Lions Clube Guaporé, é uma das novidades para a edição de 2015. Serão realizadas palestras e sessões de autógrafos com escritores de renome estadual, como Uili Bergamin, André Neves e Eliandro Rocha. Outra presença de destaque é a do músico Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas e autor do romance policial Pólvora (2014).
\r\nCom o lema “Uma pátria leitora é educadora”, o evento tem o objetivo de despertar o interesse de crianças e jovens para o mundo literário. A abertura oficial está marcada para as 20h com a cerimônia do Fogo do Conselho e homenagem ao Grupo Escoteiros Nacê, na Praça Vespasiano Corrêa. Em reconhecimento ao trabalho social que desenvolve, o movimento escoteiro será homenageado pela Prefeitura Municipal.
\r\n“Investimos em cultura por acreditar no poder transformador do conhecimento e da arte. É verdade que o atual cenário econômico apresenta muitas dificuldades, o que fez com que muitos municípios cancelassem suas atividades. Mas queremos promover o encontro da comunidade, fortalecer os vínculos entre as pessoas e mostrar que nos momentos de crise devemos nos unir ainda mais”, defende o prefeito Paulo Mazutti.
\r\nA Prefeitura de Guaporé está investindo cerca de R$ 280 mil em recursos próprios para realizar o evento. A Semana da Pátria e o Circuito dos Saberes são realizações integradas das secretarias de Educação e Turismo, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico.
\r\nSemana Farroupilha destaca o campeirismo na formação sociocultural
\r\nA partir de 12 de setembro, a Praça Vespasiano Corrêa se transformará com a chegada do acampamento farrapo. Serão nove dias de atrações musicais e debates sobre a tradição gauchesca, sob a temática “O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural”.
\r\nEntre as atrações estão João Luis Corrêa, Grupo Campeirismo, Régis Marques, Mano Lima, Grupo Rodeio, Alma Crioula, Grupo Ritual Campechano, Quinteto Canjerana (instrumental), além de apresentações das invernadas dos CTGs Última Tropeada e Os Desgarrados.
\r\nTalentos locais, com destaque para Dirlei e Grupo Campeiro, Silhueta Campeira, e Giovani e Ricardo, também se apresentarão no palco. A tradicional Missa Crioula é outra atividade programada para celebrar a mais expressiva data comemorativa do Rio Grande do Sul.
\r\n
\r\nSemana Farroupilha