06/01/2022 Sec. da Agricultura

Setores contabilizam perdas e encaminham ações para combate à seca em Guaporé

Limpeza de fontes, entrega de água potável para abastecimento humano e animal e trabalho de retroescavadeira em novas redes de água pelo interior são algumas das ações realizadas pela Secretaria da Agricultura

O Poder Público Municipal, através do prefeito em exercício Adalberto Bastian e do Secretário da Agricultura Edelvan Balbinotti, juntamente com a EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Conselho do Desenvolvimento Rural de Guaporé (COMDERG) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC), contabilizam as perdas e iniciam o levantamento do impacto da estiagem no município. Limpeza de fontes, entrega de água potável para abastecimento humano e animal e trabalho de retroescavadeira em novas redes de água pelo interior são algumas das ações que a Secretaria da Agricultura vem fazendo pelo interior, com quase 20 famílias atendidas diariamente.

Com dados levantados pela EMATER soma-se perdas acima dos 45% em toda lavoura de milho guaporense, em torno de 15% na soja e 30% na uva, sabendo que se cumprirem as previsões de falta de chuva nos próximos dias a situação tende a piorar e estes números podem dobrar.

O Poder Público, juntamente com as entidades, já estuda a adoção de situação de emergência nos próximos dias se as previsões de estiagem se confirmarem.