18/11/2015 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Sucesso na etapa gaúcha do Mountain Bike de Guaporé

As belas paisagens da zona rural de Guaporé e de União da Serra foram cenários perfeitos para a 13ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike. Mais de 150 competidores dos quatro cantos do Rio Grande do Sul, sendo 14 da “Capital da Hospitalidade”, estiveram presentes na prova disputada no domingo, dia 15 de novembro. O evento, com pontuação válida para Ranking Brasileiro, foi considerado um sucesso pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), Poder Público de Guaporé e equipe Caveira Bikes.
\r\n
\r\nA estrutura de largada e a chegada para os participantes foi montada na Av. Scalabrini, em frente a Praça Vespasiano Corrêa, no centro da cidade. Todos juntos, formando um colorido comboio, se dirigiram até a Linha 21 de Abril – Morro do Cristo – onde partiram para os 65 quilômetros os atletas das Categorias Elite, Sub 30, Junior, Máster A1 e A2 e encararam um trecho de 44 quilômetros os feras do pedal das categorias Master B e C, Veterano, Feminino, Juvenil, Infanto, Estreante e Municipal.
\r\n“Trabalhamos ao longo dos últimos meses para que a prova do Mountain Bike de Guaporé fosse aprovada pelos ciclistas. Ao término, todos os envolvidos nos parabenizaram pela escolha dos trajetos”, disse Marcos Alexandre Bassegio (Kiko), um dos incentivadores do pedal em Guaporé e região.
\r\n
\r\nKiko competiu na Categoria Master A1 terminando na quarta posição. Ele completou a prova (65 KM) com o tempo de 3:20:15. O vencedor da etapa foi Francisco Rotta, da equipe Acisapi/Kaapora, de Ivoti, com 3:05:41. No segundo posto chegou Daniel Benedetti, de Caxias do Sul, e em terceiro Alexandre Dandena, de Garibaldi. Na Master C, o único guaporense presente na prova foi Luiz Henrique, que terminou na sexta posição com 3:08:30. O primeiro posto foi ocupado por Ronaldo dos Santos, de Campo Bom.
\r\n
\r\nNa mais “velha” categoria do Mountain Bike, a Veterano, o “Vovô do Pedal”, Ângelo Reginatto, 60 anos, mostrou ser quase que imbatível na modalidade. Ele venceu de ponta a ponta com o tempo de 2:44:17. 15 minutos atrás chegou o segundo colocado Gilberto Fetter (Sapiranga). Na categoria Juvenil, mais um primeiro lugar para Guaporé. Gustavo Bachi completou o trajeto em 2:04:18, seis minutos a frente que Lucas Ramos (Encantado).
\r\n
\r\nA categoria Estreante contou com a participação dos 20 ciclistas, sendo dois de Guaporé. Marcelo Lunardi encerrou a prova na oitava colocação após 2:11:20. Átyla Tondo fechou em décimo terceiro com 2:24:58. A etapa foi vencida pelo caxiense Cristiano Salvi (Equipe MTB Caxias). Ele completou o trajeto em 1:56:52. Criada para dar oportunidade aos competidores da casa, a categoria Municipal, reuniu seis guaporense. Ronei Matte foi o vencedor com 2:35:10. Posteriormente receberam a bandeira quadriculada Johny Rossanelli, Delci de Bertoli, Josué Benvegnú, Lucas Roman e Nirdes Marini.
\r\n
\r\nA etapa gaúcha de Mountain Bike contou com o apoio do Poder Público de Guaporé, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, que, além dos recursos financeiros, disponibilizou uma equipe médica e ambulância para os organizadores. Alex Vargas, Diretor de Esporte, avaliou a prova.
\r\n“Além de ser atraente e competitivo, o ciclismo atrai muitas famílias de outras cidades para Guaporé e quem sai ganhando somos nós. Hotéis, restaurantes, bares e o comércio em geral são beneficiados. Estes que estiveram presentes retornaram para seus municípios falando bem de onde estiveram e isso consequentemente fará com que muitas outras pessoas venham visitar Guaporé”.
\r\n
\r\nO município deverá estar novamente no calendário de provas (Ciclismo e Mountain Bike) organizadas pela FGC em 2016.