14/06/2019 Sec. do Meio Ambiente

“Teto Verde” é símbolo do sucesso da Semana Municipal do Meio Ambiente

Parada de ônibus em frente ao prédio da Prefeitura de Guaporé recebeu “canteiro” com plantas e flores

O Poder Público, de Guaporé, através da secretaria de Meio Ambiente, realizou diversas atividades na Semana Municipal de Meio Ambiente com o tema “Caminhos para a Sustentabilidade”. Workshops (Licenciamento Ambiental e Que Árvore Sou Eu?), palestras sobre educação ambiental e resíduos sólidos, visitação à Cidade Escola Ayni, apresentações de filmes educativos para estudantes (Eco Cine: O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida”) e o lançamento do concurso fotográfico “Meio Ambiente sob Seu Olhar” fizeram parte dos eventos promovidos com extremo sucesso. Em todos, a comunidade prestigiou de forma maciça e conscientizou-se da importância do preservar o ambiente que vivemos.

O encerramento deu-se em grande estilo com o workshop “Teto Verde – Da Teoria à Prática!”, ministrado pela jovem Érika Canton, Guardiã da Agro floresta da Cidade Escola Ayni, parceira do projeto. Além das explicações para os estudantes da Escola Estadual Bandeirante e comunidade em geral no auditório da Casa da Cultura, Érika, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e Obras, construiu em cima da parada de ônibus em frente ao prédio da Prefeitura um teto verde, ou seja, um “canteiro” com plantas e flores. O espaço, após averiguação do setor de engenharia, recebeu uma caixa de madeira com geomembrana e drenos para escoar a água. Posteriormente foi feito o dreno com a manta bidim enrolada na argila expandida, colocado terra e espalhada uniformemente. Na sequência plantou-se peumus boldus (boldo), tradescatia zebrina (lambari) e flores ao redor da estrutura.

O teto verde, conforme a secretária Mônia Zampeze, simboliza a luta por uma cidade cada vez mais verde e que preserve o meio ambiente para esta e as futuras gerações.

“O espaço, além do embelezamento e harmonização do meio ambiente, serve como isolamento térmico e acústico. É uma tendência que está cada vez mais tomando conta dos imóveis no mundo. Buscamos mostrar, dentro deste projeto e ao longo das atividades das comemorações, a importância da preservação do meio ambiente e o quanto é importante a manutenção dos espaços verdes para que tenhamos cada vez mais qualidade de vida”, disse.

Monia agradece a participação da comunidade escolar, os voluntários, equipe da secretaria que não mediu esforços para os eventos, e a população de Guaporé nas atividades realizadas ao longo da Semana Municipal de Meio Ambiente.

Foto: Eric de Gaia/Guardião do Marketing da Ayni