17/12/2019

Tráfego de veículos pesados será proibido na Avenida Silvio Sanson

Medida passará a valer no final de janeiro de 2020. Decreto n.º 6.212/2019, proibindo a trafegabilidade foi publicado no dia 13 de dezembro

A trafegabilidade das vias urbanas do município de Guaporé passa por um processo de melhorias. O objetivo é facilitar o fluxo de veículo que tem crescido vertiginosamente com o tempo, fazendo com que fique mais seguro para os condutores e, principalmente para os pedestres. Diante desta constatação, verificada pela diminuição nos dados estatísticos da acidentalidade, a Administração Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, está promovendo uma série de melhorias, todas baseadas na legislação vigente do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Além de alterações no sentido preferencial das vias, a sinalização horizontal e vertical recebe reforço e manutenção constante.

Uma das medidas mais solicitadas pela comunidade e que faz parte do Plano Diretor Municipal (Lei nº 3.940/2018  Art.37 – III) é o desvio do trânsito pesado da Avenida Silvio Sanson. No texto, destaca-se: “Desvio Rodoviário Municipal - via definida em termos de localização neste Plano Diretor Municipal, para a utilização como desvio de trânsito pesado e de velocidade a ser implantada, porém com potencial de ser imediatamente utilizada através de melhoramentos na ligação da RS-129 com rodovia estadual de ligação com o Município de Vista Alegre do Prata, adequando, desta forma, o tráfego intenso de caminhões de produtos para produção pecuária intensiva e de pedras que atualmente circula pela área central da cidade;

Através do Decreto n.º 6.212/2019, publicado no dia 13 de dezembro, fica proibido o tráfego de veículos pesados (caminhões e carga viva acima de 10 toneladas) na principal via da cidade entre o pórtico principal de entrada (ERS-129) até a rua Gelindo Boscarin. Os motoristas poderão utilizar outras vias de acesso alternativas à Avenida Silvio Sanson para a trafegabilidade entre a ERS-129 e a ERS-441 que liga a cidade de Vista Alegre do Prata.

“A proibição da trafegabilidade de veículos pesados na Avenida Silvio Sanson é uma das medidas solicitadas pela comunidade guaporense. É mais um passo que a Administração Municipal está dando para que tenhamos um trânsito cada vez mais seguro e com maior fluidez”, disse o prefeito Valdir Fabris.

A medida passa a valer no dia 28 de janeiro de 2020, ou seja, 45 dias após a publicação do decreto. Placas de trânsito, informando sobre a proibição, foram instaladas ao longo das rodovias ERS-129 e ERS-441 pelo Departamento de Trânsito.