04/11/2023 Sec. de Educação

Trem Solidário! Alunos da Rede Pública Municipal viajam a bordo do Trem dos Vales

194 estudantes das Escolas Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum, Imaculada Conceição e Zaida Zanon

46 quilômetros de muito encanto, magia, alegria e emoção. Uma experiência única de passear no tempo, contemplando belas paisagens em uma ferrovia rica de história, a Ferrovia do Trigo. Imagens de lugares maravilhosos como a passagem por 23 túneis e 15 viadutos – entre eles os conhecidos Mula Preta, Pesseguinho e o Viaduto do Exército ou V13, que ficaram marcadas em cada um dos 194 alunos da Rede Pública Municipal de Guaporé. Crianças e Adolescentes, acompanhados dos professores, embarcaram no Trem dos Vales rumo à Muçum. O projeto Trem Solidário, em sua primeira iniciativa, proporcionou na sexta-feira, dia 3 de novembro, muitas memórias a bordo dos vagões.

No embarque na Estação Férrea de Guaporé, a felicidade estampada em cada rosto era visível e, mesmo sem saber o trajeto, muitos relatos do que viriam a conhecer eram contados. Ao entrarem nos históricos carros ferroviários a ansiedade de começar o trajeto saindo de Guaporé, passando por Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e chegando em Muçum era grande. No percurso, a euforia tomou ao passar pelos túneis e, principalmente, pelos imponentes viadutos. O mais aguardado era o V13 com seus 143 metros de altura e 509 de extensão.

Uma das passageiras era Kellen Rosa Da Silva, de 13 anos, que fez o passeio pela primeira vez nesta manhã. Ao lado dos colegas do 8º ano da Escola Municipal Alexandre Bacchi, ela descobriu novos ângulos da região onde vive através dos trilhos, experiência destacada como “encantadora”. Kellen não foi a única aluna que relatou o sentimento de viajar no Trem dos Vales pela primeira vez. Kainan Faciochi, de 16 anos, aluno do 9º ano da Escola Zaida Zanon, também foi um deles. Acompanhado pelos amigos, ele disse ter se surpreendido pela adrenalina provocada pelo passeio, especialmente nos viadutos.

“Experiência única para muitas crianças. A grande maioria, acredito que quase a totalidade, nunca havia andado de trem e puderam viajar por um dos roteiros mais lindos do país. Momento encantador e que ficará marcado na história, não só deles, mas de nós professores que pudemos sentir a emoção de cada um. Foi muito lindo, um passeio maravilhoso. Uma brilhante ideia e só temos que agradecer”, disse a monitora de educação Ieda da Cruz, da Escola Imaculada Conceição.

Esta foi a primeira iniciativa a conduzir crianças e adolescentes da região nos passeios do Trem dos Vales, uma ação conjunta com os municípios de Muçum e Guaporé.

“Estamos felizes por proporcionar às crianças a experiência de viajar no Trem dos Vales, gerando para muitos deles a primeira memória a bordo de um trem de passageiros, especialmente neste momento que marca a reconstrução da nossa região”, declarou o Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

Além dos alunos dos educandários de Guaporé, 352 estudantes e professores de Muçum participaram da Campanha Trem Solidário e realizaram o trajeto Muçum/Guaporé. Todos ganharam os bilhetes e brinquedos como bonecas, carrinhos, jogos, livros, bolas e instrumentos musicais foram doados às crianças.