15/12/2015 Sec. Geral de Governo

Uma cidade inteira de parabéns!

Atividades para todos os gostos e idades. Para toda a família. Para unir uma comunidade. Assim foram as comemorações pelos 112 Anos de Guaporé, cuja data oficial de emancipação é o 11 de dezembro. Uma cidade centenária, com ares joviais, empreendedora, moderna, sem perder suas raízes culturais e coloniais. Indústria e comércio pujantes, mas com um setor primário que cresce e progride diariamente. Um povoado com origem italiana, mas que tem em seu caldeirão cultural dezenas de etnias.
\r\n
\r\nUm povo que, no findar de 2015, mesmo com as dificuldades impostas pela crise nacional, tem muito a comemorar. Por isso, Poder Público e parceiros realizam uma série de atividades durante o mês de dezembro. Entre as atrações que foram sucesso, destacam-se a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Santo Antônio, a exibição do filme “O Último Poema”, a inauguração da UBS Nossa Senhora Aparecida, o lançamento do GuapoRock II – O Rock da Nossa Terra!, entre outras.
\r\n
\r\nO ponto alto foi dia 11 de dezembro, dia do Aniversário de Emancipação Político Administrativa, quando a festa aconteceu no palco da praça. O show da Cia de Artes Caripaiguarás e da Banda Máquina do Tempo atraíram centenas de guaporense ao largo central. Na oportunidade, foram homenageados os integrantes da Companhia de Artes, pelos seus 15 anos, os sócios-proprietários e colaboradores do Jornal Tribuna da Serra, pelos seus 30 anos e Joias Condor, que também completou 30 anos.
\r\n
\r\nA noite foi emocionante. Além destas homenagens, o Poder Público parabenizou os aniversariantes do dia, que, em cima do palco cantaram junto aos presentes um parabéns especial para os 112 anos de Guaporé. Em seu pronunciamento, o Prefeito Paulo Mazutti lembrou a trajetória dos imigrantes italianos que, vindos do “Velho Continente” sem conhecer absolutamente nada da terra, desbravaram a mata fechada e construíram um município pujante e empreendedor. Nomes, segundo o Chefe do Executivo, ficaram marcados na história e muitos farão parte deste Guaporé.
\r\n“A história é feita todos os dias, com ideias e ações, com o movimento de inúmeras pessoas ao longo de muitos anos. Muita gente deixou - e muita gente segue trabalhando para deixar - a sua marca. Mas, e todos aqueles que não têm seus nomes registrados em livros? Não merecem também destaque na memória da cidade? Cada cidadão teve – e tem! – uma enorme importância na construção de Guaporé”.
\r\n
\r\nMazutti salientou ainda que em 1889, ano que Guaporé tornou-se distrito, havia poucas ruas. Há pouco mais de um século eram apenas algumas poucas casas de comércio, mercearias, pousadas, alfaiatarias, fabriquetas e outros pequenos estabelecimentos.
\r\n“Nossa virtude empreendedora de hoje é uma consequência dessa história contínua de aprimoramento, de construção. O progresso não é um acidente. O progresso é um resultado. Resultado de trabalho e de dedicação. São essas milhares de mãos, que não estão registradas na história oficial, que me motivam na atividade pública. Tive a honra de ser eleito prefeito e procuro todos os dias retribuir essa oportunidade, com comprometimento com a nossa população”.
\r\n
\r\nO prefeito citou ainda que a Administração Pública contabiliza 65 obras, finalizadas ou em execução. Mazutti ressaltou que também trabalha para deixar sua marca na história de Guaporé, sempre com respeito ao contribuinte, planejando os investimentos e elegendo prioridades.
\r\n“Asfaltamos ruas, viabilizamos a construção de unidades de saúde, escolas e habitações populares. Em tempos de crise, apertamos o cinto sem deixar de investir, cuidando especialmente daqueles que mais precisam. Além de muito investir em infraestrutura, ampliamos e qualificamos uma rede de assistência integrada, garantindo segurança e possibilidades à comunidade. Fazemos isso porque é nosso dever, mas também porque sabemos que vocês são os grandes responsáveis pela história que a nossa cidade seguirá escrevendo”.
\r\nMais atividades
\r\nMas as comemorações não param por aí. Segue a agenda dos próximos eventos:
\r\n18 de Dezembro
\r\n- Apresentação: Oficina Flauta Doce
\r\n19h30min na Escola Municipal Dr. Jairo Brum
\r\n- Chegada do Papai Noel e Sorteio do Papa-Notas
\r\n20h30min na Praça Vespasiano Corrêa
\r\n19 de Dezembro
\r\n- Final do Campeonato Municipal de Futebol
\r\n16 horas no Estádio Municipal Ernesto Dorneles
\r\n20 de Dezembro
\r\n- NataLéo: Brinquedos infláveis, brincadeiras, shows com bandas locais e Papai Noel