10/08/2023 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Valorizando as comunidades interioranas, Administração Municipal organiza o Campeonato de Bocha 48 – 8 Metros

Competição, com início das partidas no dia 11 de agosto, contará com a participação de 10 equipes e o envolvimento de dezenas de bochofilistas

A Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, juntamente com o Conselho Municipal de Desporto (CMD), organiza mais evento esportivo que promete movimentar dezenas de praticantes de uma das modalidades trazidas pelos imigrantes italianos. A partir do dia 11 de agosto, às 19 horas, moradores da zona rural da cidade, darão início ao Campeonato Municipal de Bocha 48 – 8 Metros.

Aceitaram o desafio, que tem como objetivo valorizar as comunidades interioranas, bochofilistas da Britola, Linha 7ª Céu Azul, Linha 8ª São Carlos, Linha Quinta Pinheiro Machado, Monte Cuco, Capela Santo Antônio 28, Furlani 3ª, Linha 8ª Santo Antônio, São Braz e São Miguel. As equipes foram divididas em duas chaves e, na fase classificatória, todas se enfrentarão em turno e returno. As quatro melhores em pontuação avançam para a quartas de final.

Para 2023, conforme o secretário Toldi, a tradicional competição foi dividida em duas partes com objetivo principal do resgate da modalidade nas capelas e salões comunitários e, em um segundo momento, para todas sociedades, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e bares que fazem parte da zona urbana.

“A novidade é a Bocha 8 metros do interior, que irá começar no dia 11. A competição, pensada e organizada por nós, remete a questão cultural, o resgate e a valorização das comunidades. São 10 equipes formadas por bochofilistas que residem ou tem laços afetivos nas comunidades”, disse Toldi.

O secretário complementou:

“Muitas pessoas, principalmente aos finais de semana, estão nos salões comunitários jogando bocha. Cultuam a tradição esportiva e por que não colocar essas para competir? Para nós, da Administração Municipal, não interessa quem no final será o grande campeão. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas confraternizem, se unam e pratiquem cada vez mais a modalidade em suas comunidades”.

As partidas, conforme acordo entre a organização e os representantes das comunidades, acontecerão sempre às sextas-feiras, a partir das 19 horas.

Campeonato de Bocha 48 – 8 Metros

Chave A