08/03/2024 Sec. do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente desenvolve o projeto “Mãe do Bosque e os Guardiões da Natureza”

Objetivo é desenvolver atividades educacionais, em meio ao ambiente do Parque Municipal Ecológico Honorato Toniolo, com crianças, adolescentes e jovens

A área verde na divisa entre os bairros Conceição e Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida), que encantou a comunidade de Guaporé em décadas passadas, ganhou vida ao longo dos últimos anos. O Parque Municipal Ecológico Honorato Toniolo recebe investimentos do Poder Público, através de projetos e ações da Secretaria de Meio Ambiente, bem como, conta em seu interior com a Cidade Escola Ayni. Para proporcionar maior conhecimento da importância do espaço e sensibilizar as crianças, adolescentes e jovens, em especial, sobre a preservação dos recursos naturais, a secretaria lançou e está desenvolvendo o projeto “Mãe do Bosque e os Guardiões da Natureza”, dentro da Escola Sustentabilidade.

A ação, neste primeiro momento, envolverá as escolas das Redes Pública Municipal e Estadual, com turmas de Pré II ao 5º ano. Posteriormente será ampliado à comunidade em geral. Entre os objetivos, conforme a secretária Monia, estão atividades de educação ambiental e sustentabilidade que incentivem atitudes voltadas à preservação da natureza para a atual e futuras gerações, tornar a cidade um lugar em que o meio ambiente seja respeitado, preservado e visto com responsabilidade por todos, despertar o sentido de pertencimento ao ambiente que vivemos e garantir que o desenvolvimento ocorra com equilíbrio com os recursos naturais.

“Com a professora Luciana Sanson vamos proporcionar atividades que promovam a educação ambiental, para que a mesma contribua para a formação de uma sociedade mais consciente e conectada com o lugar que vivemos. Precisamos construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação dos recursos naturais que temos à disposição e que são essenciais para a vida”, destacou Monia.

A secretária salientou que, além de conhecimentos teóricos educacionais, os alunos vão viver momentos de aprendizagem com o plantio de sementes de árvores, especialmente de araucárias e estarão em meio à natureza, despertando a visão e o sentido de preservação.

“Na Cidade Educadora em que vivem, queremos desafiá-los a transformarem-se em disseminadores de informações a respeito do meio ambiente, do respeito ao próximo e a esperança de um futuro sustentável”, concluiu.

A execução do projeto “Mãe do Bosque e os Guardiões da Natureza” é possível graças à participação ativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) que, juntamente com a Secretaria, realiza a gestão e destinação dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.